Expresso destaca iniciativa da Ericeira em tempos de pandemia

 

Fotografia: AZUL

 

No fim de Março o Expresso destacou uma iniciativa que está a decorrer na Ericeira para ajudar quem mais necessita nestes tempos difíceis provocados pela pandemia do novo Coronavírus – Covid-19.

O bar Amour Soul Space está a disponibilizar, desde 25 de Março, refeições gratuitas para takeaway todos os dias entre as 19 e as 20 horas.

Num artigo intitulado “Comida grátis, sem perguntas” (com texto de Alda Rocha e fotografias de Jillian Waechter) retrata-se o movimento Feed Ericeira, criado por Kirby Amour e uma série de voluntários na nova loja do Amour Soul Space, situada onde ficava o antigo Nesha Bar, na Travessa do Jogo da Bola, que dá para a Praça da Républica.

Kirby Amour e Alda Rocha – ph. Sam Norman

São “refeições prontas para levar e aquecer em casa. Kirby Amour é de Nova Iorque e aprendeu com o furacão Sandy, em 2012, como é importante a sociedade civil organizar-se para dar respostas imediatas”, lê-se na introdução deste artigo.

Kirby Amour, norte-americana a viver na Ericeira com as filhas, criou o movimento #FeedEriceira como forma de retribuir a uma terra que já lhe deu muito e onde recebeu imensa ajuda como mãe solteira.

Kirby utiliza os anos de experiência em trabalho de alívio de crises para desenvolver o #FeedEriceira

“No Amour Soul Space sempre quisemos ser uma comunidade antes dum negócio”, escreveu Kirby no Facebook do bar, onde se dá bastante importância às regras que ajudam a evitar que a pandemia se espalhe: “As embalagens de comida e os sacos individuais de pão estão dispostos ao longo da janela, do lado de fora. Estão geladas e têm instruções em português e inglês para evitar qualquer eventual contágio: “1. Coloque o conteúdo da embalagem num tacho”, “2. Deite fora a caixa para um recipiente fechado”, “3. Lave as mãos durante 20 segundos mínimo”, “4. Ferva a comida de modo a matar qualquer contaminação possível”.” – escreve Alda Rocha no Expresso, descrevendo seguidamente o quinto dia de distribuição de refeições gratuitas.

“Há algumas caras que começam a ser conhecidas. O senhor na casa dos 70 chega sempre antes do horário, mas mantém-se a alguns metros até perceber que pode avançar. Segue-se outro homem um pouco mais novo, que agradece, mas procura que o olhar não se cruze com ninguém. Depois é uma família. Renata Oliveira também não é a primeira vez que aqui vem. Mal a vê, uma das voluntárias, Sílvia Ribeiro, 31 anos, organiza de imediato o seu saco com cinco refeições.”

Kirby utiliza agora os anos de experiência em trabalho de alívio de crises para desenvolver o #FeedEriceira, que pretende manter este apoio à comunidade durante o tempo que for necessário, deixando uma mensagem aos potenciais destinatários desta iniciativa:

“Estas refeições são para TODOS os que precisam delas. Não é preciso ser idoso ou estar doente ou velho para levar refeições. Se perdeu o emprego e sabe que o dinheiro é limitado até que a crise acabe, por favor venha. Se é um pai ou mãe que salvaria um pouco a sua saúde mental ao receber estas refeições, por favor venha. Se conhece uma família ou um vizinho que talvez não saiba como pedir ajuda, venha buscar e entregar em nome deles.”

Quem quiser ajudar este projecto como voluntário pode inscrever-se no formulário dispnível online em www.amoursoulspace.com.

O Amour Soul Space vai também começar a abrir para takeaway de comidas e bebidas.

O artigo original encontra-se aqui disponível na íntegra para os assinantes do Expresso.