Fotografia: Paróquias da Ericeira e Carvoeira
A sétima edição do Festival Internacional de Órgão de Mafra vai apresentar uma jornada pelas “Músicas do Mundo”. A decorrer entre os dias 5 e 21 de Abril, este evento promete uma celebração inigualável da diversidade musical representada por diversos artistas de renome internacional.
A abertura do evento será às 21 horas do dia 5 de Abril, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, onde os espectadores serão recebidos com uma performance emocionante de “Organum italicum”, interpretada por Andrea Macinanti no órgão.
o público poderá explorar a música de órgão alemã com o concerto Faszination na Igreja de São Pedro, na Ericeira
No dia seguinte, 6 de Abril, à mesma hora, na Enxara do Bispo (Igreja de Nossa Senhora da Assunção) o público será levado através de uma viagem à tradição coral inglesa: a Capella de São Vicente, com João Vaz no órgão e Pedro Rodrigues na direcção.
No dia 7 de Abril, às 16 horas, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, a jornada musical “Da Europa para a Basílica de Mafra” será conduzida por um conjunto de músicos, incluindo André Ferreira, Sérgio Silva, João Santos, Margarida Oliveira, Diogo Rato Pombo e Daniela Moreira.
O programa continuará a encantar os amantes da música no dia 12 de Abril, às 21 horas, na Igreja de Santo Isidoro, onde o Ludovice Ensemble apresentará a espiritualidade do Barroco francês de Lalande “Leçons de Ténèbres”, com Miguel Jalôto no órgão e Eduarda Melo como soprano.
No dia 13, às 21 horas, os espectadores terão a oportunidade de explorar a música de órgão alemã com o concerto “Faszination” de Stephan Lutermann na Igreja de São Pedro, na Ericeira.
a entrada para assistir a este panorama da música em orgão é gratuita
Já no dia 14, às 18 horas, a riqueza da música espanhola, com “España – Do antigo ao moderno”, um espectáculo interpretado por Francisco Javier López, far-se-á ouvir na Igreja de Nossa Senhora do Livramento.
No dia 19, às 21 horas, o público testemunhará uma experiência única com “Orgue-Celesta Mustel, Paris 1898 – inspirando ar, expirando emoção” na Capela de Nossa Senhora do Monte Carmo (Venda do Pinheiro), com João Santos ao órgão e Manuela Moniz como soprano.
No dia 20, o concerto “Da Boémia, ao fim da terra” chega à Igreja de São Silvestre, no Gradil, também às 21 horas, com Michal Novenko no órgão.
O desfecho deste festival acontece no dia 21, na Igreja de Santo André, em Mafra, às 16 horas, com uma apresentação emocionante que levará os presentes “De Paris à Escandinávia”, com António Esteireiro no órgão e Nelson Ferreira no violoncelo.
A entrada para assistir a este panorama da música em orgão é gratuita, com excepção do concerto de dia 7, em Mafra, cujos bilhetes podem ser adquiridos no Palácio Nacional.
Os concertos, embora gratuitos, estão sujeitos à lotação do espaço. É possível contactar o número 261 818 347 para mais informações.