Fotografia: DR
Recentemente, realizou-se no Aquário Vasco da Gama, em Algés, uma conferência de imprensa onde foram anunciadas as praias, marinas e embarcações de ecoturismo distinguidas com Bandeira Azul para a época balnear de 2024 em Portugal. No concelho de Mafra, à semelhança do ano anterior, mantêm-se as 6 praias com esta distinção.
Com a época balnear em Mafra a começar no dia 15 de Junho (e seguindo até 15 de Setembro), as seis praias que vão poder hastear a Bandeira Azul serão as seguintes:
- Foz do Lizandro – Mar
- Baleia, ou Praia do Sul
- Algodio, ou Praia do Norte
- Ribeira d’Ilhas
- São Lourenço
- Porto da Calada
em Portugal, um total de 398 praias, 19 marinas e 23 embarcações de ecoturismo terão Bandeira Azul
Cada uma destas praias situadas nas freguesias da Carvoeira, Ericeira, Santo Isidoro e Encarnação oferece aos visitantes uma experiência única, que combina a beleza natural com infraestruturas de qualidade e práticas de gestão ambiental exemplares.
Para a temporada de 2024, um total de 398 praias, 19 marinas e 23 embarcações de ecoturismo terão Bandeira Azul em Portugal durante a época balnear. Este número representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, com mais quatro praias, duas marinas e duas embarcações de ecoturismo a receberem esta distinção.
Num total de 75 praias galardoadas com a Bandeira Azul na área das Águas do Tejo Atlântico, 61 são costeiras e 14 interiores ou fluviais.
A cerimónia oficial do hastear da primeira Bandeira Azul terá lugar no Porto de Recreio da Calheta, no dia 31 de Maio, para marinas; seguir-se-á a Praia da Fontinha, no Porto Santo, a 1 de Junho, para praias costeiras; por fim será hasteada a Bandeira Azul para as praias fluviais ou interiores na Praia Fluvial do Agroal, em Ourém, no dia 7 de Junho.
Para este Verão estão programadas 204 actividades de Educação Ambiental, existindo 10 centros azuis distribuídos por diversas regiões: Lourinhã (2), Torres Vedras (2), Nazaré, Mafra, Cascais, Caldas da Rainha e Oeiras – 2.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês