Fotografia: Câmara Municipal de Mafra
O Dia do Município foi celebrado, na Quinta-feira de Ascensão (popularmente conhecida como “Dia da Epiga”), com uma sessão solene realizada na Sala Elíptica do Real Edifício de Mafra, cedida pela Escola das Armas. Nesta cerimónia foram entregues condecorações municipais a pessoas singulares e colectivas que prestaram serviços meritórios ao Concelho de Mafra.
As comemorações do dia 9 de Maio iniciaram-se com o hastear das bandeiras no Terreiro D. João V, seguindo-se uma missa realizada na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. A sessão solene foi iniciada pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Bizarro, sublinhando que “por coincidência de calendário, no exacto dia em que se assinala o Dia da Europa, em 2024 comemoramos aquele que é o dia de todos nós”. Destacou ainda que “muitas conquistas que hoje damos por adquiridas, no nosso modo de vida e no nosso desenvolvimento, foram impulsionadas pela União Europeia”, aditando que “a qualidade das políticas europeias é determinante para a qualidade de vida das nossas populações”.
na sessão solene foram atribuídas várias condecorações
De seguida, efetuando um exercício de reflexão, o Presidente da Assembleia Municipal identificou também a necessidade de “implementação de uma estratégia orientada para a construção de novos horizontes de esperança”, em vários domínios: juventude no centro da acção política; coesão social como pilar indispensável; resposta aos desafios do dividendo demográfico.
O Presidente da Câmara Municipal, Hugo Moreira Luís, declarou que “ao longo dos últimos 40 anos, o nosso concelho foi liderado, com zelo e comprometimento, numa trajetória marcada por um profundo amor por Mafra e pelo bem-estar dos seus habitantes”. Referindo-se à estratégia municipal em curso, evidenciou “os mais de 75 milhões de euros em investimento no nosso concelho, com financiamento no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, em áreas como a educação, a habitação, a cultura, a saúde, entre outras”.
Contextualizou ainda que, “no cenário internacional, testemunhamos acontecimentos que tiveram – e têm – um impacto profundo em todas as gentes. Os conflitos geopolíticos e os desafios ambientais assumem interconexões e complexidades às quais não podemos ficar alheios, porque caracterizam o nosso mundo globalizado. Como comunidade, estamos comprometidos em desempenhar um papel activo na promoção da paz, da justiça e da cooperação internacional”.
Nesta sessão solene foram atribuídas várias condecorações. Com a Medalha de Honra da Vila de Mafra foi homenageado Hans Dirk Reinwald, Burgomestre de Leimen, cidade alemã geminada com Mafra. A Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, foi entregue à Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, ao autarca Filipe Abreu, à empresa Feerica, ao professor Alfredo Carvalho e à médica Luísa Ramos. Com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, foram distinguidos o dirigente associativo João Guerra e o judoca Guilherme Silva.
É possível conhecer todos os homenageados e as respectivas distinções através do website da Câmara Municipal de Mafra.