Lusófona sagra-se campeã nacional universitária de surf na Ericeira

 

Fotografia: Miguel Silva Infinity Pic

 

Decorreu durante o último fim-de-semana, na Praia de Ribeira d’Ilhas, a edição 2016 do Campeonato Nacional Universitário de Surf. O título colectivo (o mais ambicionado e resultante das classificações dos três melhores atletas de cada universidade) foi para a Universidade Lusófona de Lisboa, que já conta com mais de dez títulos nacionais no seu palmarés. Em 2º lugar ficou a Universidade Nova de Lisboa e na 3ª posição a Faculdade de Motricidade Humana. O Instituto Superior Técnico, de acordo com os regulamentos da Federação Académica do Desporto Universitário, pontuou apenas dois atletas, terminando este ranking no 4ºlugar.

Na competição masculina Francisco Santos, atleta do Ericeira Surf Clube em representação do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, foi o grande vencedor e conquistou o título nacional. Em 2º lugar ficou o campeão nacional do ano passado, Basile Belime do Instituto Superior Técnico, seguindo-se Diogo Fragoso também do Instituto Superior Técnico e em 4º lugar Pedro Alcobia, da Universidade do Algarve.

Por fim, entre as meninas, Leonor Fragoso da Faculdade de Motricidade Humana foi a grande vencedora, deixando para trás Inês Correia (da mesma instituição de ensino superior) e as restantes finalistas, Carolina Guerreiro e Marta Santos, ambas da Universidade Lusófona, em 3º e 4º lugares, respectivamente.

As ondas apresentaram-se pequenas mas com pouco vento, houve muito calor e a praia esteve cheia durante os dois dias da prova. Paralelamente à competição, realizou-se o prolongamento do Beach Market em Ribeira d’Ilhas, com várias marcas, da moda aos acessórios, passando pela decoração e gastronomia.


RESULTADOS FINAIS

COLECTIVO

1º UNIVERSIDADE LUSÓFONA
2º UNIVERSIDADE NOVA
3º FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA
4º INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

INDIVIDUAL MASCULINO

1º FRANCISCO SANTOS – ISCSEM
2º BASILE BELIME – IST
3º DIOGO FRAGOSO – IST
4º PEDRO ALCOBIA – UALG
5º MANUEL MORGADO – IPLEIRIA
KRISTIAN SOUSA – NOVA
7º MARTIN GONÇALVES – NOVA
ANTÓNIO VIEIRA – LUSÓFONA

INDIVIDUAL FEMININO

1º LEONOR FRAGOSO – FMH
2º INÊS CORREIA – FMH
3º CAROLINA GUERREIRO – LUSÓFONA
4º MARTA SANTOS – LUSÓFONA
5º TERESA ALBUQUERQUE – ISA
ANA ALMEIDA – LUSÓFONA
7º INÊS MARTINS – NOVA
FILIPA CABECINHA – IST

O Campeão Masculino carregado em ombros pelo Presidente do ESC, Miguel Barata de Almeida.

O Campeão Masculino, Francisco Santos, carregado em ombros pelo Presidente do ESC, Miguel Barata de Almeida.