Estágio de karate para a Fundação do GIL

Karaté. - ph. CMSeixal

 

Fotografia: CMSeixal

 

O Parque Desportivo Engenheiro Ministro dos Santos, em Mafra, vai receber amanhã um Estágio de Karaté cujo benefício reverterá para a Fundação do Gil. A iniciativa provém da Campanha de Ética e Fair-Play “KaratÉxemplo“, integrada no Plano Nacional de Ética no Desporto.

A orientação do estágio será feita pela equipa técnica das selecções nacionais, sob a égide do seleccionador nacional, Joaquim Gonçalves. O estágio será dedicado ao tema da alfabetização motora em karate, cuja metodologia inerente ao karate infanto-juvenil tem vindo a ser adoptada na formação de treinadores da arte-marcial.

O evento estará dividido em duas partes: a primeira – das 10 às 13h – integra um treino destinado à etapa infantil; a segunda – das 15 às 18h – aborda uma formação teórico-prática sobre os conteúdos abordados no treino infantil e dirigida aos praticantes mais velhos, treinadores e futuros treinadores de karate.

Entre as 12.30 e as 14h e as 17.30 e as 19.30h será realizado um treino nacional de selecções, que contará com atletas dos diferentes escalões das selecções portuguesas de karate, entre os quais se encontram detentores do Estatuto de Atleta de Alto Rendimento. O treino servirá de preparação para o Campeonato da Europa de Cadetes, Juniores e Sub-21, a realizar em Fevereiro de 2014 em Lisboa.

A cerimónia de abertura do Estágio de Karate será às 9.30h e vai contar com a presença de um representante da Câmara Municipal de Mafra, do Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Carlos Lima, e da Coordenadora da Casa do Gil, Manuela Martins.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e do Restaurante “A Tasquinha”, da Ericeira.