Vintage Tours

Pão de forma e carocha

 

Texto: Paulo Galvão | Fotografia: Vintage Tours

Isto não é uma escola de surf

Com o crescimento da indústria do surf na Ericeira, principalmente nos últimos dois anos, muitos são os novos negócios que têm vindo a surgir relacionados com as ondas e a cultura do surf.

É o caso da Vintage Tours, que desde Junho deste ano organiza passeios turísticos pela nossa costa, prestando um serviço diferente, desde logo pela forma como transporta os seus clientes. O projecto surge da união de três paixões: carros clássicos, viagens e surf, sendo que muita da inspiração vem do fotógrafo LeRoy Grannis, que nas suas composições reunia o surf (enquanto lifestyle) e modelos de carros que fazem parte do imaginário colectivo, como a ‘pão de forma’ ou o ‘carocha’.

“Um dia fui a Lisboa, reparei numa carrinha ‘pão de forma’ que estava à venda e, como sou um amante destes carros, acabei por comprá-la. Depois, eu e a minha namorada começámos a dar umas voltas pelo país”, conta André Falcão.” Foi então que ele e a namorada se aperceberam que havia muita oferta em termos de tours relacionados com o surf, mas que não havia nada com este tipo de veículos. Decidiram então criar um produto diferente, direccionado sobretudo aos surfistas que visitam a Ericeira, onde de resto a empresa tem a sua sede.

 

O projecto surge da união de três paixões: carros clássicos, viagens e surf.

 

É com uma carrinha Volkswagen de 1971 e um Citroën 2 CV que André e o seu amigo de longa data Edgar Barbosa (ambos surfistas) desenvolvem esta actividade, baseada em 2 tipos de serviços: as Cultural Tours, opção para todos, surfem ou não, com passeios a Cascais, Sintra e Lisboa; e as Surf Tours que, no fundo, são surf trips pelas costas da Ericeira, Peniche ou Carcavelos. A ideia é explorar outro tipo de spots que não sejam os mais conhecidos, dependendo das condições do mar e do tempo disponível, fazendo -se sempre transportar em veículos pitorescos que povoam os sonhos de quem vem à procura das férias perfeitas, proporcionando dias inesquecíveis de liberdade “à antiga”. São grupos pequenos que vão surfando e parando e, em cada tour, é ainda oferecido um lanche em forma de pic-nic, com produtos da região. Segundo André Falcão, “o objectivo é conseguir no futuro que uma parte significativa dos clientes chegue a Portugal já com o serviço comprado. Neste verão de 2013 houve bastante trabalho, sendo que 100% dos clientes foram estrangeiros, hospedados sobretudo em surf camps mas também em apartamentos e hotéis.”

O futuro poderá passar por mais parcerias com empresas da Ericeira (até agora destacam o trabalho desenvolvido com a Magic Quiver e o Vira Latas) e pelo reforço da frota, que dá sempre um toque especial a toda experiência, até pelo ritmo mais lento e tranquilo da viagem.

ph. Vintage Tours

ph. Vintage Tours

ph. Vintage Tours

Vintage Tours

vintagetoursportugal.com

964139941 (André Falcão)

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês