Espaço Yoga by Maphalda Sophia

 

Publireportagem

 

Na escolha de uma actividade física, são cada vez mais aqueles que optam por cuidar do corpo e da mente em simultâneo.

Dizem dele que está na moda, embora seja uma prática milenar nascida na índia há mais de seis mil anos. Difícil de explicar por palavras, tem percorrido um longo caminho e hoje a ciência já lhe reconhece benefícios: falamos do Yoga e fomos conhecer um espaço de Hatha Yoga, em S. Sebastião, na Ericeira.

Aqui, são o profissionalismo e uma essência profundamente humana que nos abrem a porta e o desafio, aparentemente simples, é valioso: Estar. Saborear cada momento, conhecendo o nosso corpo e mente. Nenhuma descrição se aproximará de algo que se chama prática. Só mesmo experimentando!

O Hatha Yoga

Muitas formas de Yoga no Ocidente podem ser classificadas como Hatha Yoga.
A palavra “hatha” pode ser traduzida como intencional/consciente ou forte, e como “sol” (ha) e “lua”(tha); o yoga do equilíbrio, uma prática que pretende o alinhamento do corpo da mente.

Espaço Yoga by Maphalda Sophia

O Espaço Yoga by Maphalda Sophia faz jus a esta prática.

Agradável e confortável, as cores suaves, música e a luz ideal convidam a ficar. Intimista, apela naturalmente à calma, enquanto a voz nos conduz suavemente durante os exercícios. O ambiente tem, como a anfitriã, uma verdade muito própria, simples e harmoniosa.

As aulas começam normalmente por acalmar o corpo com o auxílio da respiração, seguindo-se uma segunda fase, mais exigente em termos físicos, e uma terceira – de relaxamento ou Nidra Yoga.

Licenciada em Ciências do Desporto na Universidade de Motricidade Humana, Mafalda estudou e praticou durante oito meses no centenário The Yoga Institute, em Mumbai, Índia. De regresso a Portugal, continua a sua formação com uma Pós-Graduação em Yoga na universidade onde se licenciou.

Espaço Yoga by Maphalda Sophia

Esta professora de Yoga estabelece de forma natural uma relação forte com os seus alunos e foram esses laços, de quem experimenta e quer continuar, que a conduziram ao seu próprio espaço – dois anos muito bem celebrados do lado Norte da vila. Dão-lhe flores, oferecem-lhe incensos sem fumo, enfim, o carinho é óbvio e a simpatia é proporcional.

«Aqui tem sido maravilhoso, fantástico», confirma Mafalda com um sorriso contagiante. «Aquelas pessoas que vêm experimentar normalmente ficam: o índice de retenção é bom, não me posso queixar.»

O espaço dispõe de um horário regular – começa cedo, com aulas distribuídas ao longo do dia, de Segunda a Sábado, com a possibilidade de aulas avulsas. Bilingue – acompanhamento em inglês – faz parte da oferta, se necessário.

Sentimos um calor humano e um enorme respeito pelo outro que nos convidam, em silêncio, a entrar nas posturas de Hatha Yoga e aprender, muito bem acompanhados. A Mafalda é dona de uma simpatia espontânea, irradiando felicidade e vitalidade.

«Os grandes benefícios do Yoga advêm do facto desta prática trabalhar a mente e o corpo ao mesmo tempo. Assim, o Yoga irá ajudar a controlar as emoções, pensamentos e sentimentos, promovendo ainda o relaxamento, a concentração, a tranquilidade, e a um nível mais físico, fortalecimento do corpo e desenvolvimento da flexibilidade.»

Na escola, desde o nono ano que sabia que era Desporto o que queria e se a Licenciatura nessa área não foi surpresa, já a prática do Yoga traria algumas: «o Yoga para mim é o mais equilibrado: física, psicologicamente e em termos espirituais. Tive logo a minha primeira descoberta: eu, que há tantos anos praticava Desporto, não conhecia o meu corpo. Achava que era flexível, mas não (risos). E descobri que depois de tantos anos no Desporto, não sabia respirar. Então, isto foi assim…a maior lição de sempre.»

Yoga quer dizer União Contigo

Ao longo destes anos em que foi aprofundando a prática, a aprendizagem é difícil de sintetizar, mas questões como a tolerância e tomada de consciência de corpo e mente são aspectos fundamentais e que conduzem a um aumento progressivo do bem-estar: «Na aula nós temos uma tomada de consciência – quer eu esteja a fazer uma torção ou uma flexão à frente – é sempre uma tomada de consciência sobre mim. Sobre eu entender a minha respiração. Desde que se entenda que é a união connosco e a tomada de consciência, isto é Yoga.»

«Sem nos observarmos, não há mudança»

Maphalda Sophia

Tolerância foi uma das grandes aprendizagens que Mafalda trouxe do The Yoga Institute: «Todos têm o seu caminho, todos têm a sua função. Há uma razão para aquela pessoa ser minha aluna e eu ser professora dela.»

«O Yoga é aquilo que tu quiseres»

Da sua aprendizagem, aprofundada ao longo dos anos e que actualiza regularmente, resulta um Atha Yoga adaptado ao homem comum, um entendimento de que o Yoga é acessível a todos e conciliável com qualquer outra filosofia ou religião.»

É nesta linha que decorrem as suas aulas, sem rigidez nem competição, porque a base de tudo é a não-violência: «Se o meu corpo é torto, eu não posso estar a forçar-me a algo que ainda nada tem a ver com ele. O corpo vai evoluir, mas é uma evolução que acontece gradualmente e que não é pensada, o momento é de entrega à prática e tudo vai acontecer naturalmente.

Praticar Yoga não é só vir à aula. É uma tomada de consciência sobre nós. Que fica.

Num ambiente em que silêncio e música de fundo se entrelaçam no aqui e agora, aprende-se ou reaprende-se a respirar, numa partilha onde se sente o corpo a alargar e a mente a serenar gradualmente. Não confundir calma com facilidades ou «tudo muito parado», como por vezes se ouve. O Yoga não é nada disso. Aquecer no Inverno e transpirar no verão bem podiam ser parte desta – também alegre – canção.

Maphalda Sophia

Espaço Yoga by Maphalda Sophia: Rua dos Pocinhos, nº 6, Loja 6 D – S. Sebastião, Ericeira. Está presente no Facebook, no Trip Advisor e possui igualmente sítio na internet.

Atha Yoga

Namastê
A divindade que há em mim saúda a divindade que há em ti.

Espaço Yoga By Maphalda Sophia