A EPIC TV apostou numa aventura por sete países (e mais de 12 mil quilómetros) para documentar os melhores ambientes e ondas que podemos explorar em diferentes pontos do globo. A jornada deu lugar à série de seis episódios “Southbound – From the Artic to the Algarve”, e é no encerrar da série que Portugal, e principalmente a Ericeira, surge como um destino privilegiado para os desportos de ondas.
A surfista catalã Andrea Molina Torn e o franco-brasileiro Eric Rebiere são os atletas que fazem uma tour pelo litoral jagoz. Ambos vivem na Ericeira há alguns anos e revelam um conhecimento da nossa costa à medida dos grandes exploradores de ondas. Mas nem só de ondas se faz o derradeiro episódio de “Southbound”: há as típicas paisagens lisboetas, de edifícios míticos e avenidas movimentadas; as vendedoras de frutas e legumes que já têm lugar cativo junto à travessia do rio Lizandro; e a recortada linha de costa tão característica da nossa vila.
Ao som do também surfista e músico português Frankie Chávez – que se faz acompanhar de uma guitarra portuguesa -, o episódio final da série celebra no nosso país o estilo de vida surfista e a constante procura pela “onda perfeita”, também ela escondida algures no país mais ocidental da Europa.