Navegando nos acordes do Jazz

Ricardo Pinto dos Sintra Project. - ph. DR

Os Notown desceram à vila e encheram o Jukebox com os seus ritmos atrevidos. A banda lisboeta cortou a fita de inauguração do Jukebox Groove, cartaz musical que vai continuar a animar as noites da Ericeira já neste fim-de-semana com mais duas actuações ao ritmo do Jazz.

Na 6ª-feira sobem ao palco os Sintra Project – também conhecidos por Quinteto Ricardo Pinto. O grupo é proveniente de Sintra, que, aliás, serve de elemento inspirador para a banda. As paisagens densas e os mistérios que engalanam as histórias e vidas de Sintra tornam-se vivas pelo Jazz experimental e eclético dos Sintra Project.

Ricardo Pinto (foto acima) é o trompetista e a alma por detrás do Sintra Project. O músico participa em diversos projectos musicais, entre eles os Yeti Projecto, Kumpania Algazarra, Yeman Jazz, entre outros. Bruno Magalho (saxofone), Daniel Hewson (piano), Francesco Valente (violoncelo) e Rui Pereira (percussão) completam o quinteto que segue as influências do jazz europeu de Kenny Wheeler e Thomas Stanko.

 

No sábado é a vez dos EISA Project trazerem não só o Jazz, mas também outros ritmos africanos à Ericeira. Liderados pela vocalista Orlanda Guilande, o grupo aborda nos concertos um conjunto disperso, mas bem interligado entre si, de sonoridades e interpreta músicas de artistas como Dobet Gnahore, India Arie e Bill Evans.

Augusto Macedo no piano e João Balão na percussão completam o projecto que encerra o Jukebox Groove por esta semana.

Orlanda Guilande. - ph. DR

Orlanda Guilande. – ph. DR