Mafra promove Festival de Música “Filipe de Sousa”

 

Fotografia: DR

 

O Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” começa já Sábado e decorre até ao fim do mês no Palácio Nacional de Mafra e nos Auditórios Jaime Lobo e Silva e Beatriz Costa.

Este festival de música clássica integra cinco concertos ao longo do mês e tem por objectivo homenagear Filipe de Sousa: pianista, compositor, maestro, investigador e figura de referência da cultura portuguesa. Filipe de Sousa foi mafrense de adopção e a casa que deixou em S. Miguel de Alcainça é agora é sede da Fundação Jorge Álvares, encontrando-se aí a sua biblioteca, colecção de obras de arte, de discos e de manuscritos musicais, para além do espólio musical próprio.

A iniciativa, que conta com a direcção artística de Adriano Jordão, tem ainda uma vertente pedagógica, contemplando a organização de masterclasses pelos pianistas participantes, destinadas aos alunos do Conservatório de Música de Mafra e realizadas na Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra.

O concerto inaugural realiza-se no dia 2 de Julho no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, com a actuação da Orquestra do Norte, dirigida pelo Maestro Ferreira Lobo, e do pianista Adriano Jordão.

10 de Julho será a vez do norte-americano Jeffrey Swann subir ao palco do Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. Este espaço vai ainda acolher, no dia 17 de Julho, o concerto de Patrick Rodrigues, pianista brasileiro. Jan Michiels, docente e pianista belga, dará um espectáculo no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, a 24 de Julho.

O concerto de encerramento terá lugar no dia 31 de Julho, de volta ao Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, onde Teresa da Palma Pereira será acompanhada pela Orquestra do Norte, com direcção do Maestro Ferreira Lobo.

O evento, de iniciativa da Câmara Municipal de Mafra com o apoio da Fundação Jorge Álvares, conta com entradas livres e todos os concertos têm início às 21:30.

O Festival passa por Mafra e a Ericeira durante Julho.

O Festival passa por Mafra e a Ericeira durante Julho.