Atletas do ESC competem na Austrália e em Marrocos

 

Fotografia: Gonçalo Forjaz Trigueiros / ESC

 

Com o arranque da temporada internacional, existem vários atletas do Ericeira Surf Clube (ESC) que rumam a destinos de ondas dos vários continentes e oceanos.

A Austrália, que é por tradição um dos primeiros destinos a receber campeonatos, vai organizar o primeiro Pro Júnior da temporada – e também a primeira prova do famoso circuito Pro Júnior australiano – e Concha Balsemão vai marcar presença na mítica Gold Coast.

A 18 e 19 deste mês (ou seja, já a partir de amanhã) os melhores juniores australianos vão competir entre si no Queensland Pro Júnior, com alguns talentos internacionais pelo meio. Como é o caso da jovem algarvia – mas representante do ESC – Concha Balsemão.

Concha terá escolhido passar uma temporada na Austrália para evoluir o seu surf num dos maiores palcos do surf mundial. Esta será mesmo a única surfista não australiana inscrita nesta etapa inaugural do circuito Pro Júnior local. Na prova masculina existem surfistas oriundos de outras regiões, como Japão e Europa, mas nenhum deles é português.

Depois da Gold Coast o Pro Júnior australiano segue para Redhead Beach (8 e 9 de Fevereiro), regressando apenas a 5 e 6 de Março em Manly Beach, Sidney. É provável que a surfista portuguesa esteja presente, pelo menos, nas duas primeiras provas, embora as listas de inscritos ainda não estejam disponíveis.

Outros atletas do Ericeira Surf Clube rumarão a África, mais precisamente a Marrocos, na próxima semana. O Pro Taghazout Bay, que é uma prova exclusivamente masculina, tem início marcado para 25 de Janeiro e pode prolongar-se até 1 de Fevereiro.

O batalhão luso para esta prova será liderado por Frederico Morais. ‘Kikas’ surge neste evento como top seed, juntando-se a Kanoa Igarashi como os únicos surfistas da elite mundial em prova. Além do surfista de Cascais, as cores nacionais serão representadas por Vasco Ribeiro e Pedro Henrique (este por ter um wildcard), que tal como Frederico, terão entrada directa para a 2ª ronda.

Afonso Antunes, Henrique Pyrrait, Francisco e Martim Carrasco vão representar o ESC em Marrocos

Os atletas do ESC entram todos  na ronda inaugural: Afonso Antunes, Henrique Pyrrait (que acabou de se sagrar tri-campeão Open do Ericeira Surf Clube), Francisco Carrasco e Martim Carrasco, que se vai estrear em provas do WQS. A eles juntar-se-ão Miguel Blanco, Pedro Coelho, Eduardo Fernandes, Gonçalo Vieira, Diogo Martins, Guilherme Fonseca e Sidney Guimarães.

Este número poderá ainda ser maior caso existam mais inscrições de última hora. Isto porque além dos quatro wildcards ainda por atribuir, que deverão incluir alguns surfistas locais, há duas vagas por preencher do total de 144 disponíveis. Isto sem contar com eventuais desistências que possam acontecer até ao arranque da prova.

O Pro Taghazout Bay, que é uma prova exclusivamente masculina, tem início marcado para 25 de Janeiro e pode prolongar-se até 1 de Fevereiro, nas famosas direitas de Anchor Point. Em jogo estão 5.000 mil pontos para o ranking do WQS para quem for o vencedor.