Fotografia: Christopher Anderson
Bilhete de Identidade
Eefje Ludwig (como o nome dela é “muito holandês” e difícil de lembrar para quem não fala essa língua, ela tende a apresentar-se como ‘Evita’, que é basicamente o significado de Eefje)
Nascida em Zwolle, Holanda, a 20 de Fevereiro de 1982 (37 anos)
Fotógrafa, curadora e mentora de fotografia, guia de banhos de floresta: eefjeludwig.com | theforestbathingcircle.com
Conhece a Ericeira desde que se mudou para cá em Abril de 2019 (saiu daqui temporariamente em Dezembro de 2019, mas pretende voltar em 2020)
A Ericeira é um lugar fascinante
A Ericeira é um lugar fascinante para mim. Há uma certa energia que eu nunca tinha sentido em nenhum outro lugar do mundo. A Ericeira ocupa um lugar especial no meu coração e estou grata por eu e a minha família termos a oportunidade de passar um tempo aqui.
O que mais ama e menos gosta na Ericeira?
A energia, a luz e o facto de parecer um lugar em constante mudança e transição, não apenas ao nível social mas também ao nível natural. É isso que é intrigante. Se me perguntar o que eu menos gosto… Não gostei particularmente do Verão por causa da quantidade de pessoas e do barulho. Além disso, adoro o azul da Ericeira, mas sinto falta do verde. Sinto que há muito poucas árvores na Ericeira e, tendo vindo de uma floresta, sinto falta delas!
adoro o azul da Ericeira, mas sinto falta do verde
Quais são os seus locais favoritos?
Eu adoro muitos lugares da Ericeira. A Praia da Empa é seguramente um desses lugares. Adoro a vista, a praia. Vou lá muitas vezes com as minhas duas filhas, que lhe chamam ‘Praia dos Caranguejos’ por causa dos muitos caranguejos que encontramos na maré vazia. Também passo muito tempo na biblioteca. A atmosfera é agradável e tranquila para estar e trabalhar um pouco. Também adoro a Praia do Sul. Eu sinto que é um lugar onde as pessoas realmente se misturam e que é acessível a todos. Também passo muito tempo no miradouro da Praia do Norte, no Largo das Fontainhas. Na verdade, já me surgiram muitas ideias quando me sento por lá.
Acredito que o maior desafio e preocupação é proteger a natureza e os recursos naturais
Quais são as suas principais preocupações no presente e para o futuro da Ericeira?
Penso que a Ericeira está a passar por um momento e uma transição interessantes, em que diferentes necessidades e interesses de diferentes pessoas e comunidades vêm à tona. Como em muitos lugares do mundo, com tantas características atraentes e únicas. Acredito que o maior desafio e preocupação é proteger a natureza e os recursos naturais. Retiramos muito do oceano e da natureza na Ericeira e em seu redor. Mas o que lhes damos de volta?
Sabe o que é ser Jagoz?
Sei! Eu tenho lido muito sobre a História e a actual situação da Ericeira e do seu povo, e já me deparei com esse termo.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês