Abertas as candidaturas ao Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra

Órgão Basílica Palácio Mafra. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

O Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra tem as candidaturas abertas, até 10 de Abril de 2015, à produção de repertórios musicais para o conjunto instrumental.

Promovido pelo Secretário de Estado da Cultura e pelo Município de Mafra, o prémio, de periodicidade bienal, visa distinguir compositores que apresentem peças destinadas ao referido conjunto instrumental, fazendo uso das suas características próprias.

Dividido em duas categorias, a competição desdobra-se numa componente relativa à composição de uma obra original e outra referente à transcrição para os seis órgãos. O valor dos prémios é de 10 mil e 5 mil euros, respectivamente, e os resultados serão anunciados a 14 de Maio de 2015.

O júri desta primeira edição é constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito internacional: Bernard Foccroulle (Bélgica), que preside, Roberto Antonello (Itália), Sérgio Azevedo (Portugal) e João Vaz (Portugal).

Da autoria dos dois mais importantes organeiros portugueses do seu tempo – António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes – os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra constituem um conjunto único no mundo. Os seis órgãos têm um total de 12 mil tubos e foram concebidos para serem tocados ao mesmo tempo. O nome de cada um dos órgãos está associado à capela onde se encontram instalados: Evangelho, Epístola, São Pedro d’Alcântara, Sacramento, Conceição e Santa Bárbara.

Os órgãos foram intervencionados durante 11 anos, sob supervisão do mestre Dinarte Machado, e voltaram a tocar em conjunto há três anos.

O regulamento das candidaturas ao prémio está disponível no site da Câmara Municipal de Mafra. Informações adicionais serão prestadas através do contacto email premiocomposicaoorgaos@cm-mafra.pt.