Texto: Ricardo Miguel Vieira | Fotografia: Rute Póvoa/alldesign.pt
Vinhos, azeites, pinturas e música.
“Tchim-tchim”, “plim”, “tim”. O som do tilintar dos copos balão preenche a sala do Vira Copos num ritmo quase síncrono, já habitual à Sexta-feira desde meio de Outubro. A Rua do Caldeira, nº 52, preenche-se de gente que conversa com os cilindros entre dedos, ondulados no interior por um líquido de tom magenta escura, soft-yellow palpitante ou de transparência atraente. A pedido de palatos mais apurados, servem-se tapas, queijos e enchidos, para acompanhar a degustação dos vinhos que o bar jagoz pretende consolidar como cultura da vila.
“Pretendo que o Vira Copos funcione como garrafeira, onde se possa comprar vinho, com algum aconselhamento, e que não seja a mesma coisa que ir ao supermercado tirar uma garrafa da prateleira”, abre o jogo Sérgio Nascimento, gerente do estabelecimento que abriu a 11 de Outubro. Para além de querer ser o lugar de partilha de experiências em torno do vinho, o Vira Copos almeja proporcionar um ponto de partida, uma espécie de entrada num menu que conduz aos pratos e sabores típicos da vila. A ideia passa por, em dias de provas de vinho, disponibilizar aos visitantes pequenas iguarias oferecidas pelos restaurantes da zona. “O retorno que podem ter é chegar a pessoas que, por uma razão ou por outra, ainda não os conhecem. Assim ficam a conhecer e talvez se tornem também clientes”, explica o empresário de 43 anos.
“Brloc-brloc-brloc”, ouve-se encher mais um copo junto às pipas que servem de mesa e que estão no centro do Vira Copos, que tem um espaço dividido em três zonas distintas. À entrada da loja, do lado esquerdo, está o balcão; do lado direito uma enorme estante com as garrafas de vinho; e bem no centro de toda as atenções encontram-se as pipas. Avançando pouco mais de cinco metros, descemos três degraus para uma área de convívio, para comes e bebes. Por fim, há o andar superior, onde se trocam conversas e apreciam as obras de arte expostas. “Quero também dinamizar o espaço com exposições de pintura, fotografia, escultura, lançamento de livros”, antevê Sérgio Nascimento, que já agendou provas de vinho até dia 20 de Dezembro. O arranque da iniciativa será já no dia 23 com a inauguração de uma exposição de pintura.
Há mais no Vira Copos do que o conceito permite antever. Sérgio Nascimento quer transformar o wine bar num pólo de cultura gastronómica da Ericeira. A oferta estende-se a whiskeys, Portos, aguardentes, moscatéis e até azeites, que também serão objecto de prova muito em breve. Os acompanhamentos também vão variar: para além das tapas e dos pequenos petiscos, haverá ofertas especiais para cada Sexta-feira, como carpaccio de bacalhau ou salmão fumado. “Neste momento é já a garrafeira mais completa do concelho de Mafra e ainda temos muitas coisas a chegar”, garante, entre pratos e copos de vinho que se tocam – “tchim-tchim” -, como se todas as Sexta-feiras fossem uma celebração à cultura enóloga.
Vira Copos
Rua do Caldeira, n.º 52, 2655 Ericeira, Portugal
(Sérgio Nascimento – 918 899 191)
Facebook: Vira Copos
Provas de Vinhos: todas as sexta-feiras entre as 18.30 e as 21.30.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês