Fotografia: César Medeiros
A 7ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking analisou os melhores municípios portugueses para “negócios”, para “visitar” e para “viver” e o município de Mafra ocupa um lugar de destaque neste ranking.
A Bloom Consulting é uma consultora especializada em “Country”, “Region” e “City” branding que analisa e desenvolve estratégias, análises e ferramentas de medição para destinos por todo o mundo.
Todos os anos é publicado o Bloom Consulting Country Brand Ranking nas edições de Negócios e Turismo, tendo como objectivo analisar a performance de marca de 225 países e territórios a nível mundial. A nível nacional, são estudados 308 municípios portugueses e as variáveis permitem extrair classificações não só a nível nacional, mas também por região: Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa, Madeira e Norte.
Mafra ocupa o top 20 nas três variáveis do ranking
Nesta edição, o município de Mafra ocupou o 19º lugar absoluto do ranking nacional, tendo subido seis posições relativamente à avaliação anterior. Em cada variável, Mafra ocupa diferentes posições, sendo que em “Negócios” alcançou o 15º posto e o 20º lugar em “Visitar” e em “Viver”.
Este estudo destaca ainda os municípios a quem é atribuída a “Marca Estrela” – uma designação dada a municípios que conseguem destacar-se nas diversas dimensões e regiões de Portugal – e Mafra foi distinguida com este prémio, além de outros municípios, como o Funchal, Viseu, Braga, Vila Nova de Gaia, Ribeira Grande, Olhão, Maia, Elvas, Caldas da Rainha e Ponta do Sol.
o município mafrense foi ainda distinguido como ‘Marca Estrela Lisboa’, mostrando resiliência face ao ano pandémico
Filipe Roquette, Sócio Director da Bloom Consulting, revelou que “passado mais de um ano desde a chegada da pandemia a território nacional foi possível perceber que muitos dos nossos municípios mostraram uma resiliência impressionante, bem como a criatividade e solidariedade necessárias para trazer esperança a quem depende do turismo e dos negócios”.
O topo da tabela nacional pertence à capital portuguesa. Lisboa continua a dominar as várias vertentes e tem sido considerada, ao longo dos anos, uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional, apesar dos municípios do Porto e Cascais também terem obtido muito bons resultados e terem mantido as suas posições no ranking – segundo e terceiro lugar.
o estudo tem como objectivo demonstrar a importância que cada uma das 308 marcas municipais do nosso país desempenha
Este ranking tem como objectivos “mostrar ao mercado nacional o que é uma marca territorial e demonstrar a importância que cada uma das 308 marcas municipais do nosso país desempenha, apresentando, de forma matemática e transparente, o impacto que cada uma delas tem a cada ano, na realidade da atracção de talento, turistas e negócios para o seu território”.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês