Fotografia: Daniel Dist
Está a iniciar-se a construção do Parque Ecológico da Empa, de acordo com informações da Câmara Municipal de Mafra. Este projecto destina-se a promover o restauro ecológico do património natural e a interpretação e valorização cultural e paisagística na zona envolvente ao Forte Milreu.
O município informou que, depois de serem concluídos os trabalhos de arqueologia nesta área que integra a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, “a consignação da empreitada ocorreu em 27 de agosto, pelo que os (…) trabalhos estão em fase de iniciação”.
um espaço sustentável de lazer e fruição paisagística na zona Norte da Ericeira
Na proposta de lançamento do concurso público, ocorrido em Janeiro, a autarquia referiu o seguinte: “Almeja-se uma intervenção de requalificação de um lugar singular, alicerçada no reconhecimento da sua especificidade natural, ambiental e paisagística”.
A autarquia pretende ainda criar um espaço ecológico que valorize a ligação terra/mar e urbano/rural e o património natural existente, tornando-o num espaço sustentável de lazer e de fruição paisagística na zona Norte da vila da Ericeira. Almeja-se também promover a transição ecológica e a resiliência climática, valorizar a protecção e preservação da natureza e da biodiversidade entre as praias da Empa e da Orelheira.
De acordo com o programa da Orla Costeira Alcobaça-Cabo Espichel, o Parque Ecológico da Empa está integrado em faixas de protecção costeira, admitindo-se acções de reabilitação dos ecossistemas costeiros, bem como a construção de estruturas de circulação pedonal ou ciclável e outras estruturas de apoio à fruição pública.
A intervenção encontra-se também integrada na Rede Natura 2000, tendo em conta a existência de arribas com vegetação endémica.
A empreitada em causa, orçada em 1,1 milhões de euros e financiada por fundos comunitários do programa Portugal 2030, terá um prazo de execução de sete meses.
