Concelho de Mafra mantém 8 praias com Qualidade de Ouro

 

Fotografia: DR

 

As praias do Algodio (ou Norte), Baleia (ou Sul), Coxos, Foz do Lizandro – Mar, Ribeira (ou Pescadores), São Lourenço, Ribeira d’Ilhas e Porto da Calada foram recentemente distinguidas com a classificação Qualidade de Ouro 2019, atribuída pela Quercus.

O concelho de Mafra manteve, assim, as praias galardoadas no ano passado.

O Galardão Qualidade de Ouro 2020 foi atribuído a 386 praias nacionais, mas 11 do que em 2019. A região do Algarve apresentou a maior queda, enquanto a região Tejo e Oeste (à qual pertence o concelho de Mafra) regista a maior subida de zonas balneares galardoadas. Das praias galardoadas, 322 são praias costeiras, 54 são praias interiores e 6 são de transição.

avaliação recorre à informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente

É possível consultar aqui a listagem integral.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distingue, com este selo, a qualidade da água balnear das praias portuguesas. Esta avaliação recorre à informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

De acordo com os critérios definidos em 2019, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

• Qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019;
• Todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente;
• Na última época balnear (2019) não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

No presente contexto pandémico, a Quercus considera imprescindível o cumprimento, também nas praias, das regras sanitárias delineadas pela Direcção Geral de Saúde, nomeadamente para se evitarem concentrações de pessoas no areal e nos acessos às zonas balneares – para tal os banhistas deverão consultar para o efeito a aplicação móvel InfoPraia da Agência Portuguesa do Ambiente.

A cerimónia oficial de hasteamento da Bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2020” realizar-se-á na Praia Fluvial da Ponte Soeira, concelho de Vinhais, em data ainda a definir.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês