Fotografia: DR
As praias do Algodio (ou Norte), Baleia (ou Sul), Coxos, Foz do Lizandro – Mar, Ribeira (ou Pescadores), São Lourenço, Ribeira d’Ilhas e Porto da Calada foram distinguidas recentemente com a classificação Qualidade de Ouro 2019, atribuída pela Quercus.
Esta avaliação efectuada pela Quercus não envolve qualquer processo de candidatura, baseando-se apenas na qualidade da água das praias, incluindo todas as águas balneares. A informação utilizada é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Em 2019, para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:
• Qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2014 a 2017;
• Todas as análises realizadas na última época balnear (2018) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente;
• Na última época balnear (2018) não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
No total, este ano a Quercus distinguiu 375 praias em todo o país, menos 15 do que em 2018.
Das praias galardoadas, 326 são praias costeiras, 40 são praias interiores e 9 são de transição. Em comparação com o ano de 2018, apesar da diminuição global ser de 15 galardões, a diminuição sectorial tem lugar apenas nas praias costeiras, ou seja, em relação ao ano passado as praias costeiras têm menos 16 atribuições, sendo que as praias interiores têm um acréscimo de uma praia. As águas de transição mantêm os nove galardões.
A Região Tejo e Oeste, onde se insere o concelho de Mafra, é a região com mais atribuições (90), seguida do Região do Algarve (87) e da Região Norte (74).
Com esta iniciativa, o objectivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
Pode consultar aqui a lista integral de Praias Galardoadas em 2019.