Fotografia: DR
A Câmara Municipal de Mafra (CMM) vai celebrar contratos em regime de comodato com o Ericeira Surf Clube (ESC) e a Associação de Escolas de Surf da Ericeira para a cedência e utilização gratuita dos novos equipamentos na praia de Ribeira d’Ilhas, anunciou o executivo municipal há precisamente uma semana.
Os novos espaços na praia de Ribeira d’Ilhas estão encerrados desde finais de Maio do ano passado, altura em que terminaram as obras de requalificação do local, por condicionalismos legais decorrentes de licenciamentos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e da Agência Portuguesa do Ambiente.
Em entrevista à AZUL, no passado mês de Setembro, Hélder Sousa Silva, presidente da CMM, explicou que os equipamentos da praia não estavam em funcionamento porque a obra feita diverge do projecto inicialmente aprovado pelo Plano de Pormenor, o que dificultou a aprovação de licenças definitivas para a utilização do espaço. Face à anunciada celebração dos contratos com as associações de surf, a AZUL procurou esclarecer junto da autarquia se as barreiras legais já foram ultrapassadas, mas sem sucesso. Entretanto a CMM abriu concurso público para a concessão do direito de exploração do espaço de refeições e bebidas de Ribeira d’Ilhas, o que indicia que a abertura dos equipamentos estará para breve.
A cedência dos novos equipamentos prevê que a Associação de Escolas de Surf da Ericeira fique responsável pela utilização dos espaços para fins de formação desportiva, enquanto o Ericeira Surf Clube terá um espaço de apoio logístico às actividades e iniciativas organizadas pela associação, nomeadamente para o armazenamento de material durante competições realizadas naquela praia.
O ESC fica, assim, com dois espaços distintos para a execução das suas actividades, sendo que em Janeiro a Câmara de Mafra anunciou a cedência ao clube duma nova sede administrativa localizada no Parque de Santa Marta.
O início das actividades na nova sede do ESC e nos espaços em Ribeira d’Ilhas ainda não tem data prevista.