Fotografia: DR
O Parque de Santa Marta, na Ericeira, será a nova sede do Ericeira Surf Clube (ESC) e do Clube de Mergulho da Ericeira (CME), de acordo com uma medida aprovada na sexta-feira em reunião da Câmara Municipal de Mafra. O objectivo camarário é dinamizar a gestão deste espaço, que é um pólo de atracção para os visitantes da vila.
Para além destes clubes se transferirem para novos espaços, a Sala de Exposições do Edifício Atlântico do parque vai passar a ser dinamizada pela Filarmónica Cultural da Ericeira, que já utilizava as salas de aula e de ensaio do mesmo edifício.
O Ericeira Surf Clube, que celebrou 20 anos de existência em 2013, é a entidade pública que promove, divulga e desenvolve a prática do surf, bodyboard e demais modalidades praticadas no mar. O Clube de Mergulho da Ericeira tem objectivos semelhantes mais dedicados ao mergulho recreativo e a projectos de voluntariado no âmbito da biodiversidade subaquática e da protecção de ambientes terrestres costeiros.
De acordo com a informação disponibilizada pela Câmara Municipal de Mafra, os contratos a celebrar entre a autarquia, o ESC e o CME deverão prever que estes clubes, além de passarem a ter sede no Parque de Santa Marta, aí passem a organizar eventos culturais e lúdicos que permitam promover não só as suas actividades como o próprio parque.