Save the Waves Film Festival regressa à Ericeira

Allianz Portuguese Surf Film Festival 2014. - ph. Luís Firmo

 

Fotografia: Luís Firmo

 

O Save the Waves Film Festival, evento internacional de cinema dedicado ao surf, à conservação dos oceanos, à protecção dos ecossistemas costeiros e das áreas marinhas protegidas vai realizar-se na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva no dia 12 de Setembro.

A iniciativa integra a programação associada à Presidência da Ericeira na World Surf Cities Network e é promovida pelo Conselho de Guardiões da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (constituído pela Câmara Municipal de Mafra,  Ericeira Surf Clube, Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e SOS Salvem o Surf), em parceria com a Save the Waves Coalition, organização internacional dedicada à protecção das ondas e dos ecossistemas costeiros em todo o mundo.

sendo a Ericeira a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa, a passagem deste festival pela vila assume um significado especial

Reconhecida internacionalmente através do programa World Surfing Reserves, a Save the Waves Coalition – STW – trabalha na identificação e protecção de locais de surf de importância mundial, valorizando não apenas a qualidade das suas ondas, mas também a biodiversidade marinha, os ecossistemas costeiros e o património cultural das comunidades locais – é com base nestes critérios que a STW consagra as Reservas Mundiais de Surf.

A organização desenvolve projectos em parceria com cientistas, surfistas, activistas, comunidades e entidades governamentais, procurando promover soluções sustentáveis para responder a algumas das principais ameaças que afectam os ambientes costeiros, como a poluição, o desenvolvimento costeiro desordenado e as alterações climáticas.

Em 2025, o Save the Waves Film Festival esteve presente em 12 países e em mais de 50 localidades, consolidando-se como uma importante plataforma internacional de divulgação de histórias relacionadas com o surf, a conservação dos oceanos e a protecção das comunidades costeiras.

Sendo a Ericeira a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa, a passagem do Save the Waves Film Festival pela vila assume um significado especial. Através do cinema, o festival apresenta histórias e narrativas impactantes relacionadas com o surf e o ambiente, contribuindo simultaneamente para sensibilizar o público e apoiar os esforços de conservação dos ecossistemas de surf em todo o mundo.

O programa na Ericeira contará com duas sessões de cinema, em que se apresentarão filmes diferentes, acompanhadas por talks e momentos de reflexão sobre o surf, o oceano e a conservação ambiental. A primeira sessão terá início às 20:00, seguindo-se uma segunda sessão às 22:00. Os bilhetes, que têm um valor de 6€, podem ser adquiridos no local ou online.

O programa é o seguinte:

Sessão 1 – 20:00
▪️ Surfing São Miguel, Azores – A Story Inspired by Peter Healion
▪️ STW Coalition Summit
▪️ In Between Tides – Miguel Blanco
▪️ Granny Grommets – Finisterre
▪️ Reunion Island – O’Neill
▪️ Peace of Mind
▪️ SAVE THE BAY
▪️ WSR Film
Sessão 2 – 22:00
▪️ ECAT Film
▪️ HAAGUA
▪️ Pertama: The Life of Rio Waida

É possível consultar aqui todas as sinopses dos filmes.

o Save the Waves Film Festival utiliza o cinema como ferramenta de sensibilização e mobilização para a conservação

As receitas do evento revertem a favor do colectivo responsável pela gestão da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, contribuindo para o desenvolvimento de actividades e iniciativas de conservação e activismo ambiental.

A realização do festival na Ericeira conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia da Ericeira, World Surf Cities Network e Portuguese Surf Film Festival, bem como de parceiros internacionais como Finisterre, O’Neill, Rivian Foundation, Fuel TV, Surfer Magazine e Mountains Wave Marketing.