Fotografia: Gabriele Diwald
Mafra, a par de Sesimbra, é um dos Concelhos da região Centro cuja água tem o selo de qualidade 100%, de acordo com o relatório “Qualidade da água para consumo humano em Portugal – 2013” elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Os dados para o indicador “água segura na torneira do consumidor”, divulgados na última semana pelo jornal Correio da Manhã, revelam que a média nacional, em 2013, foi de 98,27%, embora ainda haja 82 concelhos onde a qualidade da água se situa abaixo da média. Sever do Vouga, com 88,06%, é a região com o pior resultado nos testes que avaliam, entre outros parâmetros, as “bactérias coliformes e enterococcus (de origem fecal) por ineficiência da desinfecção, o nível pH, ferro, alumínio, manganês e arsénio”.
Lisboa é a única região onde todos os Concelhos têm resultados acima do indicador de água de qualidade – 98,18%. Foram 34 os Concelhos que obtiveram o selo 100%, 10 no norte do país, 14 no centro, cinco no Alentejo, três no Algarve e dois em Lisboa.
Luís Simas, do Departamento de Qualidade da Água da ERSAR, sublinhou a melhoria substancial na qualidade da água nos últimos 20 anos e apontou a uma média de 99% na qualidade como objectivo próximo. “A nossa perspectiva é sempre de consolidação desta melhoria até atingirmos o nível de excelência de 99%. Depois, avançamos para o mais difícil, que é manter estes resultados”, disse de acordo com citação do Correio da Manhã.