Fotografia: DR
O turismo enquanto baluarte da economia portuguesa. É esta a premissa-base da Estratégia Nacional de Turismo 2015 apresentada na última semana pelo presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.
Revelada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, a estratégia apresentada assenta em quatro fundamentos: afirmar o turismo enquanto actividade líder da economia nacional; estimular a procurar turística por Portugal através de uma abordagem acolhedora aos visitantes; reforçar a comunicação externa, nomeadamente pela via online, através da venda de publicidade, apoio a rotas aéreas e parcerias com operadores turísticos; criação de um plano para agentes do sector que vigore até 2020 e que se alinhe com o quadro comunitário e financiamentos associados; e, por último, a qualificação dos recursos humanos, privilegiando a diversificação da oferta formativa.
Outro dos elementos cruciais na estratégia é o aprofundamento do conhecimento e informação estatística e serviços prestados aos stakeholders do sector.
“Estes bons resultados do Turismo não são sinónimos de que nada há a fazer”, disse João Cotrim Figueiredo, citado pelo site Publituris. “Pelo contrário: é nos momentos altos do ciclo que se devem criar as condições para que o crescimento possa ser duradouro e sustentado. É exactamente isso que a estratégia do Turismo de Portugal pretende conseguir.”
A apresentação do novo plano estratégico decorreu na Alfândega do Porto e contou com a presença de António Pires de Lima, ministro da Economia, Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, e Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo.