Portuguese Surf Film Festival regressa à Casa da Cultura para a 11ª edição

 

Fotografia: DR

 

Está quase de regresso à Ericeira o Portuguese Surf Film Festival (PSFF): entre os dias 22 e 31 deste mês irá decorrer a sua 11ª edição, a maior de sempre, que irá apresentar (como é tradição) o melhor do cinema internacional do surf.

Este ano o evento protagonizado pela Sétima Arte traz 43 filmes até à primeira Reserva Mundial de Surf do continente europeu – o grosso das projecções ocorrerá na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, num saudado regresso após dois anos marcados pela pandemia que obrigou o PSFF a reinventar-se e a adaptar-se, com uma edição praticamente digital em 2020 e uma mudança para o Parque de Santa Marta no ano passado.

com 43 filmes a concurso, esta será a edição mais participada de sempre

Além das sessões entre quatro paredes na Casa da Cultura da Ericeira, este ano assinala também a recuperação de uma das iniciativas mais concorridas e aplaudidas do festival, com a realização de uma “Special Beach Session” na Praia dos Pescadores – marcada para 22 horas do dia 30 de Julho (Sábado), exibirá dois filmes: “50 Years Around the Sun” e uma versão remasterizada do mítico “Morning of the Earth”.

Este festival de cinema conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, e o Presidente Hélder Sousa Silva destaca que “com 43 filmes a concurso, esta é a edição mais participada de sempre, distinguindo-se ainda pelas novidades: o envolvimento da nova geração de entusiastas do cinema e do ambiente, no âmbito da preservação dos oceanos; e o regresso à praia, fazendo do festival um ponto de encontro com a comunidade.”

Allianz Portuguese Surf Film Festival 2014. - ph. Luís Firmo

Serão no total 10 dias de evento, com início diário em regra pelas 20h30 – as excepções que confirmam esta regra serão a já referida sessão de cinema ao ar livre e o dia inaugural, que vai arrancar pelas 19 horas, com a música do DJ Kid Selecta e Welcome Drinks, alám da inauguração da exposição de “Ocean Art”.

Este ano trouxe ainda uma novidade prévia: em parceria com a Patagonia, o PSFF convidou toda a comunidade para a estreia europeia do filme “The Yin & Yang of Gerry Lopez” (uma obra do conceituado realizador Stacy Peralta, que levanta o véu sobre um dos heróis mais enigmáticos do surf) que aconteceu em Ribeira d’Ilhas, no dia 14 de Julho. Quem não conseguiu ver nessa data terá nova oportunidade – imperdível! – na noite de encerramento do festival, a partir das 22:30.

Nesta edição podem ser vistos mais de quatro dezenas de títulos, entre os quais “The Facing Monster”, “Tito Nazaré”, “3 Women and the Sea” ou “Fé Salgada”, além de muitos outros trabalhos que serão exibidos no festival cinematográfico.

A programação completa pode ser vista no site oficial do PSFF, assim como a informação para a compra dos bilhetes, que podem ser adquiridos online.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês