Fotografia: Pedro Mestre
Entre os convocados para a Seleção Nacional Portuguesa que vai competir no Eurosurf Júnior de Santa Cruz está Martim Fortes, atleta do ESC, na categoria Sub 16.
Na estruturação da equipa, o selecionador nacional David Raimundo optou por manter grande parte da base da equipa que disputou o Mundial Júnior ISA, onde Portugal terminou no 8º posto da geral, fazendo apenas uma alteração, sendo esta a adição de Francisco Mittermayer em substituição de Francisco Queimado (atleta do ESC), destacando-se ainda a ausência de peso de João Maria Mendonça, o talento algarvio que venceu a segunda e última etapa do Pro Júnior nacional.
confiamos muitíssimo na capacidade deste grupo, temos um espírito de equipa inigualável e estou muito optimista
Acrescem ainda à equipa nacional dois atletas de longboard, Aurora Dantas na prova feminina e Frederico Carrilho na prova masculina, que completam assim o elenco com que Portugal vai atacar a prova que arranca já amanhã, inserida no Santa Cruz Ocean Spirit.
Depois do 3º posto alcançado na última edição, em 2018, o seleccionador nacional David Raimundo revela que o objetivo para este ano passa por vencer o evento: “O objectivo é sempre ganhar, mas sabemos que temos uma missão complicada pela frente”, salientou o histórico líder da equipa das quinas.
Frisando ainda que “França e Espanha, os nossos históricos rivais europeus, mostraram no Mundial de El Salvador que estão muito fortes, mas, além destes tradicionais adversários, percebemos que Itália, Alemanha e até outras nações de meio da tabela apostaram muito forte nos últimos anos e estão aí para se meter na corrida. Seja como for, confiamos muitíssimo na capacidade deste grupo, temos um espírito de equipa inigualável e estou muito optimista para a intensa semana de competição que nos espera”.
continuamos a ser uma potência europeia e mundial, com condições naturais e capital humano de valor inestimável
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, que estará presente na competição, revela também confiança na escolha do seleccionador e na prestação da portuguesa, realçando que “o mundo do surf mudou nestes anos de paragem da pandemia, com alguns países a investir fortemente devido à integração do nosso desporto nos Jogos Olímpicos. Um investimento que não tem sido acompanhado no nosso país, infelizmente. Mas continuamos a ser uma potência europeia e mundial, com condições naturais e capital humano de valor inestimável e esperamos poder ver esses trunfos transformados em resultados por esta equipa que nada tem a ver com a de 2018, naturalmente, e que foi quase completamente construída de base para o Mundial de El Salvador. Agora, com mais experiência neste tipo de provas, penso que veremos ainda melhores desempenhos dos nossos surfistas.
Os nomes dos convocados são os seguintes:
Longboard Feminino: Aurora Dantas (SCP)
Longboard Masculino: Frederico Carrilho (NOCAS)
Sub 16 Feminino: Erica Mendonça (LOMBOS), Maria Dias (ASCC) e Maria Salgado (ASSC)
Sub 16 Masculino: Jaime Veselko (Sporting CP), Martim Fortes (ESC) e Matias Canhoto (PPSC)
Sub 18 Feminino: Beatriz Carvalho (ASCC), Benedita Teixeira (Sporting CP) e Gabriela Dinis (LOMBOS)
Sub 18 Masculino: Francisco Mittermayer (ESTORIL PRAIA), Francisco Ordonhas (LOMBOS) e Martim Nunes (LOMBOS)