Portuguese Surf Film Festival celebra 10ª edição no Parque de Santa Marta

 

Fotografia: DR

 

O Portuguese Surf Film Festival está de regresso, este mês, para a sua 10ª edição anual, com 32 filmes em exibição e um novo local. Este ano, de forma a respeitar as medidas de segurança e restrições devido à pandemia da Covid-19, o evento realizar-se-á junto ao mar e bem no coração da Ericeira: o Parque de Santa Marta será o palco central, com um sistema de led-wall e a promessa de um evento inesquecível.

Com o apoio da Câmara Municipal de Mafra – principal patrocinador do Festival -, o PSFF traz o melhor cinema de surf actual para a única Reserva Mundial de Surf existente na Europa, que celebra também, este ano, o 10° aniversário da sua consagração, em 2011, pela Save the Waves Coallition.

o Portuguese Surf Film Festival traz o melhor cinema de surf actual até à única Reserva Mundial de Surf na Europa

Já foram anunciados os 32 filmes seleccionados para serem exibidos numa edição que será verdadeiramente histórica.

Serão 10 dias de evento – do dia 23 de Julho ao dia 1 de Agosto – e o programa completo da iniciativa já está disponível no site oficial. Todos os dias, as portas abrem-se às 19:00 e a sessão de cinema inicia-se às 20:00, no Parque de Santa Marta. Excepcionalmente, no primeiro dia, a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva receberá, pelas 14:00, a Surf Art Exhibition Opening e, pelas 18:30, a música do Projecto Bug.

Neste dia inaugural, pelas 19:00, no Parque, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra abrirá a sessão das três primeiras narrativas vibrantes de coragem, determinação e emoção, tendo já pronunciado algumas palavras: “Celebrar 10 anos da Reserva Mundial de Surf da Ericeira na 10.ª edição do PSFF é prestar um duplo tributo: ao património natural único que são as nossas ondas, apelando à sua preservação; e à arte cinematográfica, fazendo desta um veículo privilegiado de divulgação da mensagem ambiental. Nesta oportunidade, felicito a organização, não só pela longevidade alcançada por este festival, mas sobretudo pela capacidade de introduzir novos argumentos de interesse, posicionando-o como uma referência às escalas nacional e internacional”.

quando tudo parecia prever que o número de filmes disponíveis para o público poderia sofrer um decréscimo, mais uma vez ficou provado que a vontade de contar boas histórias não tem limites

Este ano, o Festival apresentará sete estreias mundiais e duas estreias europeias, sendo escolhidos os vencedores nas seguintes oito categorias: “Film of the Year”, “Best Short”, “Best Sustainability”, “Best Cinematography”, “Best Editing”, “Women in Surf Films”, “Audience Award”, “Impactful Story” e “Ericeira Best”.

Os bilhetes já se encontram à venda, disponíveis também através do site do evento, com um custo de 5 euros, que inclui a oferta de uma máscara certificada, à entrada do festival.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês