O “Concurso de Práticas Sustentáveis” arrancou na Foz do Lizandro

 

Fotografia: DR

 

No dia 29 de Junho, na Praia da Foz do Lizandro foi dado o pontapé de lançamento da iniciativa “AMAR A PRAIA – Concurso de Práticas Sustentáveis”, promovida pelo programa Bandeira Azul, com o apoio da P&G Portugal – uma empresa que, ao longo de mais de 180 anos, se tem dedicado a criar marcas de grande valor e a ajudar pessoas de todo o mundo a fazer com que cada dia seja um dia extraordinário – não só, mas também através de um donativo.

O concurso visa destacar e partilhar as boas práticas dos concessionários de praia e estimular aqueles que estão mais próximos dos utentes e, também, mais atentos às necessidades das zonas balneares. As práticas sustentáveis podem incidir em áreas como água, energia, resíduos, equipamentos, ruído, educação e sensibilização ambiental ou segurança.

o concurso visa destacar, partilhar e estimular as boas práticas dos concessionários de praia 

Para participar no Concurso, os concessionários devem inscrever-se aqui – entre o dia 1 de Julho e 30 de setembro – , onde poderão também consultar o regulamento completo. Após a época balnear, o júri irá analisar as candidaturas e avaliar todas as boas prácticas submetidas e implementadas durante o Verão e serão apurados os vencedores de acordo com as categorias definidas.

Na apresentação da iniciativa estiveram presentes o Presidente da Associação Bandeira Azul Europa (ABAE), José Archer, e Cláudia Lourenço, Directora Geral da P&G Portugal, empresa que irá apoiar o Programa Bandeira Azul através de um donativo de 45 mil euros, para ajudar a promover as boas prácticas nas praias. A entrega deste donativo à ABAE enquadra-se na campanha da P&G Portugal, “Para O Bem”, que segue a filosofia e os compromissos de responsabilidade social da P&G, que procura utilizar o seu alcance e os seus recursos para ser uma Força para o Bem e uma Força para o Crescimento, visando sempre – e sobretudo nos momentos de maior adversidade – ter um impacto duradouro e positivo nas pessoas e nas comunidades.

Depois da apresentação do concurso, mais de 30 voluntários da Escola EB1 da Ericeira, da Escola de Surf “Na Onda” e da P&G fizeram uma limpeza de praia e a instalação da obra “AMAR A PRAIA”, com pranchas de surf.

O apoio da P&G Portugal a este projecto tem como objectivo viabilizar a realização do Concurso, após o interregno de 2020, e possibilitar a oferta aos vencedores de equipamentos que valorizam as zonas balneares, como máquinas individuais de limpeza do areal, papeleiras para recolha selectiva de resíduos ou bicicletas e parques de bicicletas para promover o transporte sustentável.

“durante o ano de 2021, a P&G está a realizar 2021 actos para o bem”

Carolina Veiga, Directora de Marketing da P&G Portugal, pronunciou algumas palavras sobre o apoio da marca ao projeto:  “Durante o ano de 2021 a P&G está a realizar 2021 actos para o bem. Um dos três pilares de cidadania corporativa da P&G é a sustentabilidade ambiental. Nesse campo, quisemos escolher esta acção porque os concessionários das praias têm um papel muito importante na manutenção, limpeza e sustentabilidade ambiental das nossas praias em Portugal. Por isso, a P&G quer ajudá-los a fomentar as boas prácticas nas zonas balneares. Vamos por isso apoiar este projeto da Bandeira Azul.”

Para a Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Catarina Gonçalves, “os Concessionários de praia são fundamentais para o bom funcionamento das praias, para a manutenção das zonas envolventes, para a promoção de comportamentos sustentáveis e para assegurar a segurança balnear”.

Recorde-se que a Bandeira Azul é um galardão atribuído anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. Nesta época balnear, que arrancou no Concelho de Mafra no dia 12 de Junho, seis praias do Concelho voltaram a ser galardoadas com Bandeira Azul, sob o lema de preservar o mar e os seus ecossistemas: Porto da Calada, São Lourenço, Ribeira d’Ilhas, Algodio (ou Praia do Norte), Baleia (ou Praia do Sul) e Foz do Lizandro-Mar.