A Nova Vida da Adega

Logo Adega Bar 1987 - ph. DR

 

Ilustração: Adega Bar 1987 | Fotografia: AZUL

 

Reabre hoje um dos mais conhecidos estabelecimentos da Ericeira, com novas cores, nova decoração e nova gerência. A Adega Típica reinventa-se e passa a designar-se Adega Bar 1987, nome que remete para o ano da sua inauguração. A ideia passa por renovar todo o espaço desta mítica casa da Ericeira, adaptando-o aos tempos de hoje, mas recuperando o conceito de 1987.

A abertura está marcada para hoje, mas será no dia 7 de Março que terá lugar a inauguração oficial com música ao vivo, apresentando Francisco Gato à guitarra portuguesa e José Eduardo à viola, para além de algumas vozes convidadas que acompanharão os instrumentistas.

Fátima Mano volta à gerência da agora Adega Bar 1987, juntamente com o seu filho Rodolfo Santos, que à AZUL afirmou que “esta nova fase é uma espécie de reset e um voltar às origens da Adega tal como era em 1987, com música ao vivo, sempre em versão acústica, com arte e com petiscos.” Ao longo dos anos, a Adega serviu variados petiscos (chouriço assado, caldo verde, moelas ou presunto com broa de milho) que ajudavam a aconchegar noites de fado, flamenco, salsa ou do que fosse proposto à última hora.

São visíveis as alterações realizadas no interior do estabelecimento, numa renovação total baseada no reaproveitamento. “O velho transformou-se em novo, reciclando coisas que já tínhamos e que tratámos e pintámos, para dar um ar mais actual. A decoração era já um pouco pesada para os tempos que vivemos, mas fazia todo o sentido quando a casa abriu”, refere Rodolfo Santos. A estratégia passa por “tentar pôr a terra a mexer ainda mais”, aproveitando as potencialidades deste espaço com história e que já foi palco de grandes noites de convívio na Ericeira.

Adega Bar 1987 - ph. AZUL