Fotografia: Maciek Mazur
A Câmara Municipal de Mafra vai disponibilizar 48 mil euros através do programa “Arrendar” para apoiar as famílias no pagamento da renda, anunciou o executivo no dia 21 de Fevereiro.
A medida abrange famílias que residam há pelo menos um ano no concelho de Mafra, em casa arrendada ou que venham a arrendar, e que “apresentem rendimento do agregado familiar inferior ou igual ao valor da pensão mínima da carreira não contributiva da Segurança Social”, que em 2014 se fixa em quase 200€. Para estes casos, o município vai suportar 50% do valor mensal da renda, até um montante máximo de 500 euros.
O executivo aprovou uma verba total de 48 mil euros destinados ao programa que tem por missão apoiar o arrendamento habitacional de residentes no concelho em situação económica desfavorável e reforçar o direito à igualdade através da coesão social.
O Projecto de Regulamento para o Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município, que foi aprovado em reunião camarária, vai ser submetido a discussão pública e, posteriormente, votado em definitivo pela Assembleia Municipal.
Após a aprovação final, serão estabelecidas as regras de candidatura ao benefício, estando já previsto que o programa tem a duração de seis meses, com renovação por igual período mediante apresentação de nova candidatura.