Fotografia: CMMafra
De 3 de Junho (ou seja, hoje mesmo) até ao dia 24 deste mês o Concelho de Mafra vai receber a 7ª edição do Festival de Música “Filipe de Sousa”, iniciativa que promete voltar a encantar o público com uma programação diversificada e de alta qualidade.
Ao longo de seis concertos, artistas respeitados e talentos emergentes reúnem-se para homenagear Filipe de Sousa, ilustre mafrense que foi pianista, compositor e uma figura prestigiada da musicologia portuguesa. Todos os espectáculos terão início às 21:30, proporcionando uma experiência musical única aos espectadores.
o pianista Mário Laginha e o guitarrista Miguel Amaral prometem uma performance cativante e envolvente na Ericeira
O concerto inaugural, que acontece esta noite no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, intitula-se “In Memoriam Michel Corboz”. O pianista Adriano Jordão e o acordeonista João Barradas, acompanhados pelos músicos do Quinteto de Mafra, interpretam o Prelúdio Religioso da obra “Petite Messe”, além de algumas composições de Bach e Astor Piazzolla. Neste espectáculo, a pianista Luísa Tender executará uma obra para piano de Schumann.
Os restantes concertos decorrem em Mafra, no Jardim do Cerco (dia 10) e no Torreão Sul do Real Edifício (dia 17), e na Ericeira, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva – dias 11 e 18. O concerto de dia 10, no Jardim do Cerco, será dedicado à “Nova Geração”. O pianista Vasco Dantas e o trompetista João Moreira, acompanhados pela Orquestra do Festival de Música de Mafra, sob a orientação da maestrina Rita Castro-Blanco, apresentam o brilhante concerto para piano, trompete e orquestra de Dmitri Schostakovich – este será um espectáculo de entrada livre.
No dia 11 o festival leva o público até à Ericeira, com um espectáculo surpreendente protagonizado pelo pianista Mário Laginha e o guitarrista Miguel Amaral, que promete uma performance cativante e envolvente. Já no dia 17 a francesa Véronique Guillo e a marroquina Ghizlane Hamadi trazem de volta ao Torreão Sul do Real Edifício de Mafra as obras do compositor Nabil Benabdejali, bem como a famosa Valsa de Ravel.
O penúltimo espectáculo do festival, intitulado “Concerto para Famílias”, decorre também na Ericeira, no dia 18. Os talentosos músicos Kursat Basar, saxofonista, e Rüya Taner, pianista turca, oferecerão uma experiência musical envolvente, com interpretações de obras de música de filmes e do folclore turco.
A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra será o palco do concerto de encerramento, no dia 24 de Junho, em homenagem aos “castrati” Farinelli e Caffarelli, duas figuras de referência na história da música. O Duo Off Barock, composto pelo contratenor Luan Góes e o pianista João Elias Soares, apresenta um espectáculo que também incluirá obras do compositor russo Sergei Rachmaninoff, em comemoração do 150º aniversário do seu nascimento. Este espectáculo será de entrada gratuita, mediante o levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira.
um universo de notas musicais e melodias emocionantes
Os bilhetes estão igualmente disponíveis no site www.ticketline.pt ou no local do respectivo espectáculo, uma hora antes do início do mesmo. Os preços dos bilhetes são de 3 euros para munícipes e menores de 23 anos e de 5 euros para o público em geral.
O Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” é organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Fundação Jorge Álvares, contando com a produção executiva da produtora Décima Colina e a direcção artística de Adriano Jordão, contando ainda com o apoio do Palácio Nacional de Mafra.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês