ICEA promove Sessão Conjunta dedicada à Evocação de Naufrágios

 

Fotografia: DR

 

No próximo dia 3 de Junho terá lugar a XVII Sessão Conjunta entre o ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica e a Academia da Marinha, desta feita com foco na evocação de naufrágios ao longo dos tempos. O evento, que conta com conferências e momentos culturais, vai decorrer no Auditório Municipal de Santa Marta, localizado no Largo de Santa Marta, Ericeira.

A sessão terá início às 15 horas, com a abertura pelo presidente do ICEA, Dr. José Viegas Freitas. Em seguida, às 15:15, a Academia da Marinha apresentará “Um célebre naufrágio na costa portuguesa, na pintura de finais do século XVIII, na obra de Jean-Baptiste Pillement (em torno do afundamento e do resgate da nau espanhola ‘San Pedro de Alcântara’)”, que será protagonizada pelo Professor Paulo Santos.

os participantes terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre eventos históricos relacionados com naufrágios

Após um intervalo para café às 16:15, será a vez do ICEA apresentar “Venturas e desventuras de uma infeliz viagem atlântica no século XVIII – o caso das Naus Senhora da Ajuda e San Pedro de Alcântara”, conduzida pela Professora Ana Paula Avelar às 16h45.

O encerramento da sessão ocorre às 17:45, com a participação do Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu. Em seguida, das 17:50 às 18 horas, haverá um momento musical proporcionado pela Filarmónica da Ericeira.

uma tarde enriquecedora, de reflexão e apreciação cultural

A XVII Sessão Conjunta “A Evocação de Naufrágios ao Longo dos Tempos” é reconhecida como uma Acção de Curta Duração, destinada a todos os interessados em explorar os naufrágios como parte importante da história marítima e cultural. Através das apresentações e dos momentos culturais, os participantes terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre eventos históricos relacionados com naufrágios, bem como apreciar a arte e a música inspiradas por histórias fascinantes.

A entrada é livre, porém limitada aos lugares disponíveis. Desta forma, os ingressos devem ser reservados para participar nesta tarde enriquecedora, de reflexão e apreciação cultural de forma a mergulhar nos mistérios e nas histórias dos naufrágios ao longo dos séculos.

Para obter mais informações ou reservas é possível recorrer ao email cfaerc.dir@gmail.com.