Fotografia: Pedro Mestre
Esta publicação que começa a ser distribuída no mês de Setembro consiste numa peça de design e fotografia que compila fotografias tiradas nas praias de Portugal entre Janeiro de 2020 e Abril de 2021, ou seja, cobrindo boa parte do período pandémico.
Não fosse a Ericeira uma Reserva Mundial de Surf, imagens do fotógrafo local Pedro Mestre retratando várias ondas de classe mundial vêm destacadas em “Salitre”.
As fotos reveladas pelo colectivo – que se baseia no talento e na dispersão geográfica – encontram-se distribuídas por cinco portfólios distintos.
Cada fotógrafo encontra-se numa zona do país (de forma a abranger a maior área possível e diversificar ao máximo o tipo de registos fotográficos) e tem o seu portfólio dividido no livro, fazendo a sua própria selecção, sem qualquer preocupação com que as suas fotos sejam coerentes com as dos outros fotógrafos.
Salitre tem como objectivo retratar, com imagens, o surf em Portugal neste último ano e meio de pandemia
Portugal tem ondas e talentos de enorme qualidade por toda a costa e a vontade de descentralizar e ter fotógrafos nos sítios estratégicos dos nosso país fez com que o fotógrafo André Carvalho – autor da ideia que deu origem a “Salitre” – quisesse que Pedro Mestre mostrasse o melhor da segunda Reserva Mundial de Surf do Mundo e única na Europa.
Para o fotógrafo da Ericeira, “é um prazer apresentar este projeto concebido em conjunto com mais quatro fotógrafos (André Carvalho, João Bracourt, Hélio Antônio e Tomané) com grande ligação ao mar. Salitre é um livro que tem como objetivo retratar, com imagens, o surf em Portugal neste último ano e meio de pandemia”.
“Até agora o feedback tem sido tão positivo que já temos como objectivo tornar este projecto num livro anuário”, revela Pedro Mestre, que agradece “a todas as entidades que tornaram isto possível, em especial aqui às da Ericeira: Despomar, Oslo e Câmara Municipal de Mafra”.
Está para breve a distribuição do livro em espaços como a Fnac, loja online do MEO e, na Ericeira, na Oslo e na 58 Surf.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês