Fotografia: DR
Cédula Criativa
Pedro Braia Mestre aka ‘Mestre’
Nascido em Lisboa a 13 de Outubro de 1990
Fotógrafo
Começou a estudar fotografia em 2009 e aí deu-se o ponto de viragem, a partir de quando se começou a dedicar a 100% à fotografia.
Redes sociais – Instagram: pedromestrephoto
Site – pedromestre.com
quase sempre o mar como objecto principal
A fotografia representa um sentimento muito parecido ao surf: a excitação no dia anterior ao saber que vai estar bom para fotografar ou a felicidade quando corre bem, é tudo muito parecido. Para além disso é uma arte secular que não pára de evoluir, o que deixa a sensação de seres sempre um aprendiz. Fico igualmente entusiasmado com estas novas possibilidades que a tecnologia nos permite (telemóvel, drones etc) ou a folhear um livro de fotografia com 40 anos (estou a ler agora “Untold”, de Steve McCurry, que aconselho muito). Resumindo, é uma arte que não nos deixa envelhecer.
A fotografia é a tua profissão?
Sim.
Euforia mesmo foi quando fiz a minha primeira página dupla na Surfer e a capa na SurfPortugal
Quais são as tuas principais influências e inspirações?
Hoje em dia, com tanto conteúdo à distância de um click, é difícil identificar influências, mas as bases foram-me dadas por dois professores de fotografia dos quais sou grande fã e aconselho toda a gente a seguir o trabalho: Ricardo Dias e Nuno Martinho. Já depois de me tornar profissional o Ricardo Bravo é uma pessoa que me tem aconselhado bastante.
Destaques do percurso artístico
A nível de curriculum tenho que destacar os factos de ser o fotógrafo oficial de todas as provas da World Surf League em Portugal desde 2014 e de ser desde o ano passado fotógrafo residente da Despomar.
Euforia mesmo foi quando fiz a minha primeira página dupla na Surfer e a capa na SurfPortugal – é uma sensação indescritível veres o teu trabalho publicado em meios de tanto destaque e uma pena que estes meios estejam a perder tanta força.
Em que projectos estás a trabalhar agora?
Para além do meu trabalho regular (para marcas, eventos, etc..) tenho algumas ideias a “marinar”, mas nada em que esteja a trabalhar a fundo.
Objectivos a médio e longo prazo
Organizar cada vez melhor o meu tempo para conseguir fazer mais fotografia de autor.