Exposição biográfica de Luísa Andaluz na Ericeira

 

Fotografia: DR

 

Na tarde do dia 10 de Setembro será inaugurada uma exposição biográfica dedicada a Luísa Andaluz.

A partir das 16 horas de Sexta-feira esta mostra ficará visitável no Átrio da Biblioteca Municipal, instalada na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, mesmo no centro da vila da Ericeira.

a católica e educadora portuguesa destacou-se pela atenção e cuidado que prestava aos mais pobres

A religiosa católica e educadora portuguesa “Luiza Andaluz” nasceu em Santarém e destacou-se não apenas pela atenção e cuidado que prestava aos mais pobres e carenciados, como pela fundação da Congregação das Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, em 1923, com o objectivo de responder às necessidades urgentes da missão da Igreja, na sociedade, e promover a dignidade da pessoa humana, de modo especial, através da educação integral.

Actualmente, esta Congregação encontra-se distribuída por comunidades existentes em Portugal, Bélgica, Brasil, Luxemburgo e Guiné-Bissau, tendo também delegações em Angola e em Moçambique.

Esta exposição encontra-se integrada nas comemorações no 75º aniversário do Centro Social da Ericeira (CSE) e ficará patente até ao dia 3 de Outubro.

O CSE apresenta linhas de actuação específicas que traduzem a identidade e alguns dos princípios de Luiza Andaluz, adoptando como lema uma frase da homenageada nesta exposição: «Passar fazendo o bem à imitação do Mestre Divino, tornar felizes os que nos rodeiam, que doce programa de vida!»