Fotografia: Pedro Mestre
A Ericeira foi destacada na edição de Setembro da National Geographic Traveller (UK).
Num artigo intitulado “Apanhar ondas e escalar rochas ao redor da Ericeira e Sintra, Portugal”, a versão britânica da reputada revista começa por referir que a vila dos ouriços se tornou a principal referência da cultura de surf europeia, mas que apenas a uma curta distância das praias existem muitas outras hipóteses de aventura à espreita. E tudo a menos de uma hora de carro da capital lisboeta.
é assumido o desafio de encorajar os visitantes a explorarem o interior do território
A autora, Amelia Duggan, teve uma aula de surf em Ribeira d’Ilhas com Francisco Romeiras, instrutor do Ericeira Surf Clube que lhe falou sobre a escultura do Guardião. Esta menção é aproveitada para referir a importância do estatuto de Reserva Mundial de Surf, atribuído à Ericeira em 2011 pela Save the Waves Coalition.
Abordam-se temas como a simplicidade dos tempos iniciais vs a comercialização do surf ou a tensão da comunidade com as vagas crescentes de viajantes e nómadas digitais.
A jornalista falou com algumas personalidades, como o dono de uma escola de surf local ou a responsável pelo gabinete de turismo municipal – é Ana Vaz que assume o desafio de encorajar os visitantes a explorarem o interior do território, de forma a conhecerem outras opções: do Sobreiro ao Gradil, passando obviamente por Mafra existe uma panóplia de actividades ao dispor.
E Sintra, por exemplo, também se encontra mesmo aqui ao lado…
A criação da peça jornalística (que pode ser lida aqui na íntegra) contou com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, da TAP, do Turismo de Lisboa e do Turismo de Portugal.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês