Fotografia: Miguel Gameiro / Facebook
Está de regresso o Ciclo de Música ‘Quartas Perfeitas’, evento que pretende promover a cultura musical no concelho de Mafra. A edição desta semana traz a banda Pólo Norte em formato acústico, num espectáculo marcado para o dia 6 de Setembro, às 21:30, no Auditório da Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra.
Fundada em 1992 em Belas, concelho de Sintra, esta banda é composta pelos músicos Miguel Gameiro, António Villas-Boas, Rodrigo Ulrich, Francisco Aragão, Tó Rodrigues e Tiago Oliveira.
uma noite preenchida por harmonias acústicas e letras familiares
O histórico musical da banda é repleto de sucessos e álbuns emblemáticos que marcaram diferentes gerações. Em 1994 lançaram o seu primeiro disco, “Expedição”, que incluiu hits como “Lisboa” e “Grito”. A ascensão continuou em 1996, quando apresentaram o álbum “Aprender a Ser Feliz”, que conquistou uma legião de seguidores em todo o país. “Longe”, o terceiro álbum de originais, lançado em 1999, consolidou a reputação da banda e atraiu a atenção tanto do público quanto das editoras. Um marco importante na carreira da banda foi o lançamento do álbum ao vivo em 2000, registando todos os sucessos até aquele momento, num emocionante concerto na Aula Magna, em Lisboa.
Os anos seguintes trouxeram mais êxitos, incluindo o lançamento do álbum “Jogo da Vida” em 2002, com a canção “Pura Inocência”, que acabou por se tornar parte da banda-sonora da novela da TVI “Saber Amar”. A celebração dos 20 anos de carreira culminou no lançamento do álbum “Miguel Gameiro & Pólo Norte – 20 Anos” em 2015. O legado e a influência da banda foram evidenciados por um concerto comemorativo em Sintra, no dia 29 de Outubro de 2021, marcando os 25 anos de carreira.
Este ciclo de música, organizado pela Câmara Municipal de Mafra, visa a diversificação da oferta cultural pela apresentação de espectáculos de variados artistas, dando oportunidade a jovens músicos de partilhar o palco e fazer parte de um projecto com nomes consagrados. Os concertos realizam-se sempre à Quarta-feira, integrando a programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Os bilhetes para este concerto já se encontram esgotados.