Fotografia: DR
Com a chegada da Primavera e o desconfinamento progressivo do país, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) acaba de lançar uma ferramenta que fomenta o turismo com bicicleta, divulgando os Centros Cyclin’ Portugal existentes no nosso país e várias sugestões de infraestruturas cicláveis, paisagens e gastronomia.
O Anuário Cyclin’ Portugal, que surge no contexto da segunda edição do Fórum Cyclin’Portugal, decorrido recentmente, consiste numa publicação com 104 páginas que já se encontra disponível, em formato digital, em fpciclismo.pt e cyclinportugal.pt. Numa fase posterior, prevista também para esta Primavera, será criada uma edição física gratuita.
fique a conhecer em detalhe os percursos que é possível percorrer de bicicleta no Concelho de Mafra
O Concelho de Mafra apresenta potencialidades singulares para a prática deste desporto em contacto com a natureza, como vales junto a rios, vastas zonas arborizadas, praias e terrenos agrícolas – por isto e muito mais, vem destacado no Cyclin’ Portugal, sob o mote “Mafra – pela estrada fora, entre a terra e o mar”.
O diversificado património cultural e turístico, aliado aos variadíssimos pontos de interesses religiosos, históricos e gastronómicos, levaram ao destaque do concelho mafrense nesta guia, que valoriza a prática de ciclismo de estrada e promove o desporto e o turismo no território.
Neste anuário o leitor pode ficar a conhecer com maior detalhe os oito percursos que é possível percorrer de bicicleta no Concelho de Mafra, bem como os seus quatro níveis de dificuldade.
Delmino Pereira, o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, afirmou o seguinte no lançamento deste guia: “este Anuário é um documento com qualidade e que vai surpreender o mercado internacional do turismo com bicicleta. É um guia do melhor que temos vindo a realizar nesta área em Portugal”.
Sandro Araújo, o vice-presidente da mesma Federação e coordenador do Programa Nacional Ciclismo para Todos, acrescentou ainda que “esta publicação representa mais um compromisso da Federação com o turismo responsável, sustentável e activo, apresentando um variado “menu” de opções para pedalar por esse país fora, qualquer que seja a idade ou nível de aptidão técnica e física”.
Pode ler o anuário online ou descarregar o respectivo pdf.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês