Arranca amanhã o Allianz Ericeira Pro

 

Fotografia: Jorge Matreno / ANSurfistas

 

A principal competição de surf em Portugal, que define os títulos de campeões nacionais, tem início marcado para amanhã às 7:30 com o Allianz Ericeira Pro, que se desenrolará entre os dias 9 e 11 de Abril.

 A histórica praia de Ribeira d’Ilhas já está a postos para ser o palco da primeira etapa da Liga MEO Surf 2021, onde brilharão as principais estrelas do surf nacional. Frederico Morais e Teresa Bonvalot foram consagrados campeões nacionais em 2020 e a corrida ao título de 2021 arranca esta Sexta-feira.

Já foram divulgados os nomes que farão parte do quadro de competição e Teresa Bonvalot, surfista representante de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2021, encabeçará o quadro, juntamente com o quatro vezes campeão nacional Vasco Ribeiro, que pronunciou algumas palavras sobre este regresso à competição:

“É óptimo finalmente voltarmos às competições. Foram oito longos meses sem competição, só a treinar. Por isso, sinto-me mais preparado que nunca. Sinto-me feliz por estar de regresso à acção, sobretudo na Ericeira. Vestir a licra amarela é um bónus. É bom começar com a licra amarela, mas vou tentar não me preocupar muito com isso. Obviamente que é importante, mas, mais do que começar com ela, vou focar-me, sim, em mantê-la até ao fim do ano.”

Outros nomes sonantes farão parte da primeira ronda desta etapa:

Destaques do quadro masculino – Round 1:
H3: Tomás Fernandes x Diogo Martins x Martim Ferreira x Edgar Nozes
H8: Vasco Ribeiro x Vasco Veloso x José Maria Bispo x surfista a designar dos trials
H15: Pedro Coelho x Martim Magalhães x Ivo Cação x Nilton Freitas

Destaques do quadro feminino – Round 1:
H4: Carolina Mendes x Maria Chaves x Maria Salgado x Margarida Carichas
H5: Teresa Bonvalot x Beatriz Costa x Raquel Otero x Carina Duarte
H7: Gaby Dinis x Mariana Rocha Assis x Miriam Julião x Bianca Nicoleta

“Conseguirmos regressar às competições já é uma grande vitória para todos os surfistas”

Miguel Blanco e Afonso Antunes também são candidatos principais ao pódio masculino. O jovem Afonso Antunes em 2020 surpreendeu na luta pelo título até ao final, perante uma concorrência de peso: ‘Kika’s e Vasco Ribeira. Com apenas 17 anos, o atleta do Ericeira Surf Clube (ESC) venceu a sua primeira etapa da carreira na Ericeira.

Miguel Blanco – Pedro Mestre / ANSurfistas

Afonso Antunes, vencedor do Allianz Ericeira Pro 2020:
“Sem dúvida que estou super motivado para o arranque da Liga MEO Surf, com o Allianz Ericeira Pro. Desde a última etapa da Liga MEO Surf, no ano passado, que não compito e, para uma pessoa competitiva como eu, não poderia estar mais feliz de poder voltar a sentir o ‘bichinho’ da competição.”

Por seu turno, Carolina Mendes, vencedora do Allianz Ericeira Pro 2020, referiu que “é muito bom poder voltar a competir. É aquilo que mais amo fazer e fico feliz por a Liga MEO Surf estar de volta. A etapa em Ribeira d’Ilhas é uma etapa importante por ser numa onda tão emblemática para o surf nacional e internacional. Ter a oportunidade de competir e treinar ali é algo que me motiva muito. Quero dar o meu melhor e fazer um bom campeonato.”

Tomás Fernandes é um dos surfistas locais com aspirações nesta etapa e na Liga. Depois de ter sido vice-campeão nacional em 2019, o surfista da Ericeira pode começar com o pé direito numa praia onde já venceu por duas ocasiões.

“Apesar de a pandemia ter afectado algumas carreiras no surf nacional, no meu caso o impacto não foi tão grande. Tive uma lesão que me afastou do mar cinco meses e, assim, consegui recuperá-la bem. Estive a recuperar com o Nuno Morais [fisioterapeuta e pai de Frederico Morais], a quem agradeço muito o trabalho feito. Estou tranquilo, treinei bem. Consegui treinar e fazer tudo o que queria. Felizmente, os campeonatos estão de regresso e estou muito contente por estar de volta à competição. Sobretudo, numa onda que gosto tanto, como Ribeira d’Ilhas. Este ano, parto apenas com o objectivo de surfar bem e apanhar ondas boas. Seria sempre bom ganhar em casa, mas não penso muito nisso.

O semifinalista do Allianz Ericeira Pro 2020, Henrique Pyrrait (outro atleta do ESC), também foi um dos grandes destaques do ano passado, terminando no top 8 nacional:

“Começar a temporada em casa é sempre bom e um privilégio! O primeiro campeonato do ano ser no local onde me sinto mais confortável é uma vantagem e fico bastante contente por isso. Ribeira d’Ilhas está a postos para receber a etapa. Faz todo o sentido a Ericeira abrir os braços aos campeonatos. Estamos todos com saudades de voltar a vestir a licra e passar uns bons momentos a competir. Sinceramente, acho que os adversários já vão olhar para mim como uma ameaça. Depois de ter conseguido mostrar do que sou capaz no ano passado, penso que muitos olham para mim de maneira diferente da que olhavam há um ano. E o objectivo é mesmo esse: quero manter e consolidar esse estatuto, que muito tempo e trabalho me deu a conquistar”

Já Martim Carrasco, surfista de 18 anos, atleta do Ericeira Surf Clube que foi Campeão Nacional de Esperanças (Sub-18) em 2019, lamenta o forecast pouco animador:

“As previsões para os dias da prova são de um mar com baixa ondulação, o que não é ideal para nenhum surfista e, para o meu estilo de surf, dificulta uma boa prestação. Ondas sem força para te empurrar, que dificultam a execução de manobras. Não são as minhas condições predilectas”.

José Francisco Neves, Membro do Comité de Direcção, CMO, Allianz Portugal pronunciou também algumas palavras sobre a preocupação com o surf e os tempos de pandemia que atravessamos:

“É com enorme satisfação que, mais uma vez, estamos presentes na maior competição de surf nacional. Para a Allianz Portugal esta parceria continua a ser muito importante, mais ainda num período em que poucas competições desportivas são possíveis de realizar devido à situação de pandemia. O nosso apoio ao surf português permite-nos contribuir para o crescimento da modalidade, bem como potenciar a notoriedade da nossa marca, o que nos deixa orgulhosos”.

A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e nas redes sociais em @ansurfistas.