Fotografia: NASA Goddard Space Flight Center
A Santa Casa da Misericórdia da Ericeira (SCME) promove uma acção de sensibilização para a saúde mamária no Sábado, às 16 horas, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, no centro da Ericeira.
A iniciativa tem por missão esclarecer os doentes, familiares de doentes e interessados sobre o cancro da mama, a sua prevenção, diagnóstico e tratamento associado de uma forma informal.
A abertura do encontro é presidida pelo provedor da SCME, Vítor Ágoas, seguindo-se as palestras de João Fortuna Campos, cirurgião e ex-presidente do Conselho Científico da Associação de Mulheres Mastectomizadas, e José Pereira, especialista neste carcinoma. Francisco Crespo, director clínico do Hospital Soerad, em Torres Vedras, terá a última palavra neste evento aberto à comunidade.
No final da acção de sensibilização, a organização realiza um jantar-convívio, acompanhado de uma noite de fado, na Quinta do Barril, na Fonte Boa dos Nabos. As reservas estão disponíveis através do telefone 261 862 536 ou no Posto de Turismo da Ericeira.
NÚMEROS SOBRE O CANCRO DA MAMA
O carcinoma mamário é a principal causa de morte entre as mulheres portadoras de cancro a nível mundial. Dados da Organização Mundial de Saúde publicados em Dezembro de 2013 apontam para o diagnóstico de 1,7 milhões de mulheres com cancro da mama em 2012, o que representa 11,7% do total dos cancros diagnosticados a nível mundial. Esta é a segunda forma de cancro mais mortífera a nível mundial, apenas atrás do cancro do pulmão.
Desde 2008 que o diagnóstico de tumores mamários aumentou 20% e as mortes 14%, sendo que este cancro representa 25% do total de tumores diagnosticados em mulheres. Pelo menos 522 mil mulheres morreram em 2012 vítimas deste tumor.
Em Portugal, uma em cada 11 mulheres terá cancro da mama ao longo da sua vida. Estima-se que há 4500 novos casos diagnosticados todos os anos e que pelo menos 1500 mulheres morrem todos os anos em Portugal devido a este cancro. Cerca de 90% dos diagnósticos são reversíveis caso a doença seja detectada em fase inicial.