Vai ser inaugurada na Ericeira exposição sobre Óscar Cardoso

 

Fotografia: Diogo Henriques / AZUL

 

Hoje, dia 22 de Março, às 18 horas a Galeria Municipal Orlando Morais (sita na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva), na Ericeira, vai ser palco da inauguração da exposição “Óscar Cardoso, na evolução da Guitarra Portuguesa”.

Esta mostra, que estará aberta ao público até ao dia 1 de Junho, promete uma imersão na vida e obra deste notável luthier que foi entrevistado na 2ª edição em papel da AZUL – Ericeira Mag

o seu talento tornou-o numa referência na construção de instrumentos

A exposição apresenta uma viagem pela carreira de Óscar Cardoso, destacando a sua influência na evolução da guitarra portuguesa. Reconhecido pelo talento e inovação na concepção e fabrico deste instrumento, apresenta já um legado significativo no panorama musical.

Óscar Manuel Barbedo Cardoso, nascido em 1960, dedica-se há 35 anos ao restauro e construção de instrumentos de corda. Influenciado pelo pai, o construtor Manuel Cardoso, começou cedo na oficina familiar em Odivelas.

Desde criança, demonstrou interesse pela arte da luteria, iniciando-se com pequenas tarefas e desenvolvendo uma abordagem inovadora. Com criatividade e experiência, introduziu novos materiais e processos, ganhando reconhecimento pela sua prática. O apoio do pai foi essencial para consolidar o seu talento como “guitarreiro”, tornando-se uma referência na construção de instrumentos.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês