Sete praias do concelho de Mafra galardoadas com selo ‘Qualidade de Ouro’

 

Fotografia: DR

 

Este ano o selo de ‘Qualidade de Ouro’, atribuído pela associação ambiental Quercus, voltou a distinguir as zonas balneares portuguesas com melhor qualidade da água.

Este reconhecimento, baseado em critérios rigorosos de excelência e consistência nos resultados das análises ao longo dos últimos cinco anos, premiou um total de 425 praias, ultrapassando em cinco o número do ano anterior.

as praias do Algodio, Baleia, Coxos, Foz do Lizandro-mar, Calada, Ribeira d’Ilhas e São Lourenço voltaram a ser galardoadas

Entre as distinguidas, sete pertencem ao concelho de Mafra, o que reafirma a excelência do seu litoral. As praias do Algodio (ou Praia do Norte), Praia da Baleia (ou Praia do Sul), Coxos, Foz do Lizandro-mar, Porto da Calada, Ribeira d’Ilhas e São Lourenço voltaram a ser galardoadas, consolidando a reputação de Mafra como um destino de eleição para todos os que gostam de praia.

Estas zonas balneares destacam-se não só pela sua beleza natural e riqueza ecológica como, também, pela qualidade e segurança das suas águas, criteriosamente monitorizadas.

A nível nacional, a grande maioria das praias premiadas são costeiras (363), havendo ainda 48 interiores e 14 de transição. Este ano há também 13 novas entradas na lista, sinal de um esforço contínuo em manter e melhorar as condições ambientais nas zonas balneares portuguesas.

A região Tejo e Oeste, onde se insere o concelho de Mafra, lidera mais uma vez o ranking com 92 praias distinguidas.

Outras regiões como o Algarve e a Madeira registaram os maiores crescimentos no número de galardões, enquanto o Norte viu a sua presença diminuir, em parte devido a incumprimentos nas análises de qualidade da água durante a época balnear de 2024 e a desaconselhamentos temporários ao banho emitidos pela Agência Portuguesa do Ambiente – A.P.A..

Conheça aqui a lista completa das praias distinguidas em 2025.