Texto: Paulo Galvão | Fotografia: DR
Santos de devoção com Luz no coração.
Tem sido um Natal diferente em casa de Joana Luz, Mário Santos e da pequena Emília. Este ano, os Santos de Luz transformaram o dia-a-dia da família e “invadiram” a sala de estar, onde decorreram trabalhos redobrados para entregar a tempo e horas todas as encomendas de imagens de santos pintados à mão. Com cores apelativas e um cuidado nos pormenores, este foi para muitas pessoas o presente ideal para oferecer neste Natal. A AZUL falou com Joana Luz, que, entre pincéis, tintas e embalagens, apresenta os seus Santos de Luz, Made in Ericeira.
Como é que surgiu este projecto?
Eu sempre gostei de artesanato e de trabalhos manuais, e no início fazia trabalhos só cá para casa e para oferecer aos amigos. Entretanto, houve um Natal em que ofereci dois santos a familiares próximos, que adoraram o presente. Como os primos do Mário são proprietários da Hollow Boardshop e acharam boa ideia ter na loja “Santo Antónios” para vender, uma vez que estão localizados na Rua de Sto. António, comecei a produzi-los em maior número, mas sempre sem imaginar que fariam o sucesso que estão a fazer.
E porquê Santos de Luz?
O nome surgiu há cerca de três anos e é a junção do meu apelido com o do Mário, que me tem ajudado bastante neste projecto. O nome encaixou que nem uma luva para estas peças que vêm dar um toque de alegria e cor aos seus destinos, sejam eles habitações ou espaços comerciais. A ideia para o nome foi relativamente simples e o público e amigos acharam excelente, o que para nós – que estávamos contentíssimos com Santos de Luz – foi ‘ouro sobre azul’ ( risos ).
Que materiais é que utilizam?
Neste momento trabalhamos com gesso, mas queremos começar com outros materiais. As tintas são próprias para este material e usamos também purpurinas. Para além disso, vamos também aumentar a variedade de santinhos, para dar resposta aos pedidos que nos são feitos.
O nome encaixou que nem uma luva para estas peças.
Entretanto, este ano as encomendas não páram…
É verdade. Na encomenda que foi para a Hollow Boardshop, neste Natal, decidimos fotografar e colocar as fotos dos trabalhos no Facebook. É aqui se dá o ponto de viragem: começámos a receber muitos “likes” e as pessoas começaram a perguntar se os santos eram para vender. E assim, com o passa-palavra, temos tido muitas encomendas de amigos e de amigos dos amigos. Por outro lado, o comércio local começou a pedir-nos para deixarmos os nossos santos nas suas lojas, o que para nós é excelente, tanto pela vertente comercial como pelo reconhecimento de que os nossos Santos de Luz são um produto com interesse e, modéstia à parte, muito bonito! ( risos )
Quais são os Santos de Luz?
Temos trabalhado essencialmente com a Nossa Senhora de Fátima, o Santo António (em dois tamanhos) e a Nossa Senhora do Repouso.
E o que as pessoas vos dizem desta ideia?
Acho que as pessoas têm gostado muito. Quem gosta deste tipo de artigos não fica indiferente. Acham graça à embalagem e ao logotipo, que nos deram um prazer enorme conceber, e consideram ser um presente original . Os santos passam, assim, a ser não só um objecto de devoção mas também de decoração.
Onde é que podemos encontrar o vosso trabalho?
Neste momento estamos no Facebook e nas lojas Hollow Boardshop e Dogtown. E estamos já em contacto para mais pontos de venda, tanto na Ericeira como em Sintra e Lisboa.
Facebook: Santos de Luz