Turismo com receitas recorde em 2013

Ericeira. - ph. Filipe Estrela

 

Fotografia: Filipe Estrela

 

O sector do turismo fechou o ano de 2013 com um dos melhores resultados de sempre, regressando aos níveis de actividade pré-crise. Dados do Instituto Nacional de Estatística, publicados no fim da última semana, revelam um crescimento de 5,2% nas dormidas e 4,2% nos hóspedes no sector da hotelaria face a 2012, tendência que o Governo espera que seja para manter ou até melhorar durante este ano.

Os números mostram que os hotéis portugueses registaram 41,7 milhões de dormidas, num total de 14,4 milhões de hóspedes. Estes valores foram possíveis graças à estadia de estrangeiros, que aumentou 8%, à melhoria do mercado interno, que começa a dar sinais de recuperação, e à diminuição dos preços verificada no sector para conter a fuga de turistas. Apesar do recuo global em 2013 ter sido de 0,9%, as dormidas de visitantes portugueses apresentaram resultados positivos nos últimos dois meses do ano – só em Novembro aumentaram 7% em comparação com o ano anterior.

A entrada de portugueses nos hotéis nacionais registou uma quebra acentuada nos três últimos anos dado o contexto económico actual. Em 2011 e 2012, as dormidas de turistas portugueses caíram 3% e 8%, respectivamente. A tendência negativa manteve-se em 2013, invertendo para terreno positivo apenas em Novembro e Dezembro. O Governo e representantes do sector esperam, agora, que 2014 seja o ano em que o sector turístico mantém o rumo ascendente.

ILHAS E NORTE IMPULSIONAM TURISMO

Ao nível das regiões, todas registaram um aumento no número de visitantes, com excepção do Alentejo, que perdeu 0,2% dos turistas, e o centro, com menos 0,1%. Os grandes impulsionadores do sector hoteleiro foram os arquipélagos dos Açores (10,4%) e da Madeira (8,5%) e o norte do país (8,1%), certamente estimulados pela região do Porto, eleita como Melhor Destino Europeu 2014 na semana passada.

Em termos de receitas, o aumento das dormidas permitiu um total de 1957,5 milhões de euros em rendimentos, um valor ligeiramente menor que aquele registado em 2008, ainda antes da crise económica (1964,6 milhões de euros).

O sector do turismo contribuiu para a economia nacional no ano passado com receitas de 8578,3 milhões de euros, no período de Janeiro a Novembro, e gerou 20% do emprego líquido nacional registado nos últimos nove meses do ano. No cenário das exportações, o turismo representou 45,5% dos serviços exportados, 13,6% das exportações globais e valeu 5,8% do PIB gerado nos primeiros onze meses de 2013.