Fotografia: AZUL
As celebrações em honra de São Sebastião e São Vicente (mais conhecidas como “Festa dos Bêbados”) ocorrem, todos os anos, nos dias 20 e 22 de Janeiro. Embora 2020 tenha sido o ano que todos sabemos, estes populares festejos “anteciparam-se” à chegada da pandemia e puderam realizar-se com a habitual alegria, como podem ver neste vídeo.
Este ano, e embora as cerimónias religiosas estejam permitidas (de acordo com as normas da Direcção Geral de Saúde) no âmbito da recente renovação do Estado de Emergência que voltou a impor um confinamento geral à população portuguesa, as coisas serão bem diferentes – haverá apenas missa presencial, na Sexta-feira às 19 horas, na Igreja de São Pedro, onde estarão presentes as Imagens de São Sebastião e São Vicente.
vinho, música, parrameiros, dança e sorrisos em rostos conhecidos
É, assim, uma boa altura para recordar momentos marcantes dos últimos sete anos daquelas que chegaram a ser as maiores festas da Ericeira e arredores e durante as quais se dava o pontapé de saída para o Carnaval na Ericeira.
Entre a Ermida de São Sebastião (onde decorre a missa) e o palco do arraial, há vinho, música, parrameiros, dança e sorrisos em rostos conhecidos, alguns deles infelizmente já desaparecidos – até mesmo durante o confinamento inicial, decretado em Março de 2020.
Recordemos, então, para recuperar ocasiões ímpares e ganhar alento para que estas tradições que marcam a identidade jagoza possam regressar o mais brevemente possível.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês