Para que a vida continue é preciso alimentar “o poder da esperança”

 

Fotografia: DR

 

Parte do título deste editorial foi “emprestado” (ou “roubado”, se preferirem!) a outro título – se aquilo que mais importa é o conteúdo da mensagem, neste caso a autoria também se revela bastante relevante.

“Redescobrir o poder da esperança” é o título do artigo que Dom José Tolentino Mendonça (arcebispo português com original obra poética e teológica, bibliotecário e arquivista da Santa Sé que no ano passado passou a Cardeal escolhido pelo Papa Francisco) escreveu para a capa da revista E do semanário Expresso que se encontra desde Sábado nas bancas.

precisamos de âncoras e abrigos para atravessar os períodos tempestuosos

Na introdução dessa crónica encontramos um misto de pedido e oração: “que a quarentena não seja só um violento recurso forçado, do qual vemos apenas os aspectos negativos. Este pode ser o momento para irmos ao encontro daquilo que perdemos; daquilo que deixamos sistematicamente por dizer; daquele amor para o qual nunca encontramos nem voz nem vez; daquela gratuidade reprimida que podemos agora saborear e exercer”.

Sejamos ou não crentes (e independentemente do credo de cada qual radicar na religião ou na ciência), todos precisamos de âncoras e abrigos para atravessar das melhor forma possível os períodos tempestuosos e chegarmos a bom porto sãos e salvos.

Vivemos tempos inéditos… e muito exigentes em termos individuais e colectivos. Ninguém se recordará duma pandemia como a actual (a última foi a “gripe espanhola”, já há cem anos) e o Estado de Emergência não era decretado desde 1976 no nosso país.

Com a generalidade da população recolhida em casa e com todos a tomarem as devidas precauções, seguindo as indicações e ordens das autoridades legítimas, juntos conseguiremos ultrapassar este período duro e conturbado!

O Coronavírus (Covid-19) colocou Portugal – à imagem de tantos outros países – em suspenso, de energias concentradas numa guerra silenciosa contra um inimigo invisível.

É extremamente perigoso resumir tudo ao cenário negro que é actualizado minuto a minuto nos media e nos nossos smartphones, cabendo a cada um fazer uma “dieta equilibrada” de notícias e (des)informação que previna uma intoxicação do espírito. Apesar de tudo, o Sol continua a brilhar (mesmo que o horizonte se encontre toldado por nuvens escuras) e a vida continua o seu ciclo – tem de continuar, obrigatoriamente, para que quem sobreviver a esta doença não morra da respectiva cura!!

o poder da ESPERANÇA é fundamental para mantermos a saúde física e o equilíbrio mental

Consideramos, por tudo isto e muito mais, imperioso reequilibrar os pratos da balança.

Como: canalizando doses diárias de beleza e ânimo para os nossos leitores, mostrando-lhes outras perspectivas destes dias de trágica quarentena, seja com exemplos positivos, pequenas vitórias ou entretenimento de qualidade; dando voz a quem continua a trabalhar, no local habitual ou a partir de casa, e algumas dicas práticas, de forma a que este período corra duma forma um pouco mais leve e menos dura…

… e para que consigamos manter a motivação e o equilíbrio mental, além da saúde física, o poder da ESPERANÇA é fundamental.

Vamos encarar estes tempos únicos mantendo o nosso foco principal no Melhor da Ericeira, embora com as adaptações exigidas pelo período excepcional que atravessamos. Neste período vamos redobrar os esforços para vos apresentarmos conteúdos entusiasmantes e tornar cada dia melhor

Continuamos juntos e #Vamos TodosFicarBem.