Fotografia: DR
Mafra volta a ser palco de um evento musical extraordinário: de 30 de Julho a 27 de Agosto, o Festival Internacional de Carrilhão de Mafra regressa para mais uma edição, celebrando a música e o encanto do carrilhão.
O festival tem como cenário o Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra. O evento apresenta músicos da Europa e América do Norte, que serão os protagonistas de cinco concertos.
serão apresentados alguns dos temas mais conhecidos de compositores intemporais
O repertório do festival é diversificado, abrangendo composições do período Barroco e obras contemporâneas. A selecção cuidadosamente escolhida oferece aos ouvintes uma experiência musical única, misturando o antigo com o moderno, enquanto os sons dos carrilhões abraçam a atmosfera histórica da vila.
O festival começa com o concerto de abertura no dia 30 de Julho, no qual Peter Höengesberg, da Áustria, assume o protagonismo. Numa homenagem especial aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa, Peter Höengesberg, que também é peregrino, apresentará hinos religiosos alemães e temas do célebre compositor J. S. Bach. Uma combinação cativante de espiritualidade e virtuosismo musical.
No dia 6 de Agosto os carrilhanistas portugueses Abel Chaves e Ana Elias apresentam uma emocionante reposição da obra “As Quatro Estações” de Vivaldi, num concerto especial a quatro mãos. A performance será enriquecida por um arranjo exclusivo de Abel Chaves, criado especialmente para aproveitar as características únicas do carrilhão histórico do Palácio Nacional de Mafra.
A música clássica e contemporânea ganha vida novamente no dia 13 de Agosto, com a talentosa carrilhanista norte-americana Annie Gao, que certamente encantará o público com a sua interpretação.
No dia 20 de Agosto, o mestre Antonius Raats, dos Países Baixos, apresenta-se à plateia com uma combinação de sonoridades contemporâneas e alguns dos temas mais conhecidos de célebres compositores como W. A. Mozart, H. Purcell e J. S. Bach.
O concerto de encerramento, no dia 27 de Agosto, será uma experiência ímpar protagonizada pela jovem e talentosa carrilhanista norte-americana Maria Krunic, que apresentará um repertório predominantemente contemporâneo, revelando o potencial inovador deste instrumento histórico.
As entradas para o Festival Internacional de Carrilhão de Mafra (uma colaboração entre o Palácio Nacional de Mafra e o Município de Mafra, com direcção artística a cargo de Abel Chaves) são gratuitas.