Os 12 trabalhos de Hércules

 

Hércules, filho de Zeus, pai dos deuses e dos homens, e de Alcmena, uma mortal, é uma figura da mitologia grega que representa a força e a luta do homem contra as forças da natureza. Esta conotação foi-lhe atribuída por via dos 12 trabalhos a que se viu forçado para restaurar a sua honra, depois de assassinar a mulher e os três filhos, e se tornar imortal.

Esta será uma forma muito breve de descrever o destino de Hércules, tão breve quanto a sua passagem pela costa portuguesa enquanto fenómeno natural que deixou marcas visíveis nas fundações junto ao mar.

A Ericeira, terra de gentes que celebra o mar pela sua beleza e virtudes, não escapou à fúria mais incontida das ondas atlânticas que galgaram muros e pontões e que nos relembraram da nossa infinita pequenez perante a desconcertante força marítima. Os jagozes terão mais que 12 trabalhos para recuperar dos estragos, mas na memória também fica o raro espectáculo da presença da força inclemente desta tempestade de carácter mitológico que passou a mão pelo litoral ericeirense.

 

FOTOGRAFIA

AZUL: #2, 4 e 10

Bandejas Photos: #1

Nuno Vicente: #3, 5 e 12

Bombeiros Voluntários da Ericeira: #6

Luís Rodrigues: #7 a 9

Ricardo Rodrigues: #11

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês