Ericeira foi um dos destaques na FITUR 2014

FITUR 2014 - ph. Carlos Alvarez/Getty Images

 

Fotografia: Carlos Alvarez/Getty Images

 

A Ericeira foi um dos 11 destinos de ondas em destaque no stand de Portugal na 34ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorreu de 22 a 26 de Janeiro. O Turismo de Portugal apostou este ano na temática do surf para promover o país numa das mais importantes feiras mundiais no sector.

A grande atracção da presença portuguesa no Pavilhão 1, de 818 metros quadrados, foi a simulação de uma onda gigante com uma lona de cor azul, por onde deslizavam elementos mais jovens da comitiva portuguesa em Madrid. Quem também se aventurou pela “onda gigante” foi Garrett McNamara, o big wave rider norte-americano celebrizado pelas sessões protagonizadas na Nazaré e que esteve na FITUR como embaixador de Portugal.

Na edição dedicada ao surf, a promoção portuguesa contemplava um mapa de Portugal Continental que dava a conhecer 11 destinos de ondas nacionais e suas principais características enquanto spots de surf: altura das ondas, orientação do vento e dificuldades que cada uma apresenta.

Destes onze destinos fez parte a Ericeira, a única Reserva Mundial de Surf europeia. Praia da Barra, Matosinhos, Carcavelos, Guincho, Peniche, Nazaré, Figueira da Foz, Carrapateira, São Torpes (Sines) e Tavira foram os restantes lugares presentes na promoção.

Ainda no stand português estava uma réplica da típica carrinha “pão de forma”, um ícone ligado ao desporto há mais de 50 anos, e vários jovens praticantes, que explicavam e promoviam a modalidade enquanto aposta turística.

A aposta no surf para a promoção de Portugal seguiu-se à do fado (2012) e à “A vida num bairro português” (2013), temas promocionais que valeram a Portugal a eleição de melhor stand na FITUR nas respectivas edições.

No espaço português, além do surf, estiveram presentes sete regiões de potencial turístico em Portugal – Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores – e 40 empresas portuguesas, incluíndo o sector hoteleiro, agências de viagens e turísticas.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês