Fotografia: DR
O turismo em Portugal registou um crescimento recorde de 8% nas chegadas ao país até Novembro em relação ao período homólogo e um saldo positivo de 7,8% da balança de pagamentos do sector, destacou na quarta-feira Adolfo Mesquita Nunes. O secretário de Estado do Turismo avançou a informação aos jornalistas durante a inauguração do stand de Portugal na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, no qual participou com o ministro da Economia, António Pires de Lima, e sob presença dos Príncipes das Astúrias.
“O crescimento que tivemos do ponto de vista do turismo vem demonstrar que o sector mantém a sua competitividade e foi vencendo os obstáculos que lhe foram sendo colocados”, afirmou, sublinhando ainda que aguarda pelos resultados do mês de Dezembro, um dos mais importantes do ano para o turismo português. “Até Novembro temos um crescimento de 8%, que é o dobro do de Espanha e acima da média europeia.”
O secretário de Estado do Turismo deu ainda por “encerrado” o debate sobre o IVA no sector da restauração, preferindo salientar o crescimento de 5% nas receitas de hotelaria em 2013, invertendo a tendência de queda dos últimos anos.
Previsão de melhores resultados em 2014
Em sintonia com as declarações de Adolfo Mesquita Nunes está o índice de confiança do sector turístico, que atingiu o valor mais elevado desde Março de 2010. De acordo com a previsão feita pelo Barómetro da Academia do Turismo, elaborado pelo Instituto de Turismo (IPDT), os resultados globais de 2014 do turismo nacional devem ser significativamente melhores que os de 2013.
Cerca de 91,5% dos participantes no estudo do IPDT considera positivo o desempenho geral do turismo português em 2013. A justificar esta opinião está o aumento da procura externa, a boa relação qualidade/preço, a instabilidade no norte de África e a conjuntura internacional.
Em relação a 2014, mais de metade dos inquiridos (55%) acredita que será melhor que o ano passado, enquanto 7% diz mesmo que será muito melhor em termos de resultados globais.
Os resultados do Barómetro da Academia do Turismo estão em sintonia com as previsões para 2014 da Organização Mundial de Turismo (OMT), que revelou recentemente que a Europa é “um dos maiores beneficiários dos fluxos turísticos” mundiais.